Aposentadoria negada? Veja os possíveis motivos
Aposentadoria negada é um problema bastante comum que muitos trabalhadores enfrentam.
Anúncios
Isso porque, é necessário cumprir uma série de requisitos estabelecidos pelo INSS para ter direito a esse benefício.
Portanto, estar ciente dos motivos que levam a negativa da solicitação da aposentadoria é fundamental.
Aposentadoria negada – principais motivos
Se o pedido for indeferido pode existir diversas razões que levam a isso, dentre elas estão.
Falta de reconhecimento de atividade especial
Caso tenha trabalhado com exposição a insalubridade, o pedido de aposentadoria pode acontecer mais cedo do que o previsto e a solicitação tende a ser negada mais facilmente, pois custa muito aos cofres públicos.
Sendo assim, é essencial estar com LTCAT (Laudo técnico das condições do Ambiente de trabalho), pois esse documento mostra as condições ambientais de trabalhado do colaborador durante a sua atuação dentro da empresa.
Falta de tempo de contribuição no dia do pedido da aposentadoria
A falta de tempo de contribuição no dia do pedido da aposentadoria também é uma das razões da negativa da solicitação.
Isso porque, o cálculo de contribuição é bem complexo, logo é interessante buscar ajuda de um especialista para registrar alguns períodos.
Falta de contribuição de autônomo ou empresário
Autônomos ou empresários que deixaram de fazer a contribuição também podem ter o pedido de aposentadoria negado, já que esse tipo de aposentadoria tem peculiaridades em relação a outras profissões.
Inconsistências de dados no CNIS
O CNIS é o cadastro Nacional de informações sociais, este documento lista os períodos, bem como valores e as contribuições feitas durante a vida de trabalho.
Então, caso esses períodos não estejam no documento, o pedido será negado e para resolver é necessário fazer um agendamento no INSS para solicitar a revisão.
Falta de recolhimento de contribuição por parte da empresa
Caso tenha trabalhado em alguma empresa e essa empresa, por qualquer motivo que seja, não cumpriu com as obrigações devidas de contribuições ao INSS, provavelmente a aposentadoria será negada.
Assim sendo, nesse caso, basta comprovar que trabalhou na empresa por meio da carteira de trabalho.
Inclusive, mesmo se a empresa não tiver assinado a carteira, é possível comprovar de outras formas, como, por exemplo, através de testemunhas.
Rasura na documentação ou carteira de trabalho que baseia o pedido de aposentadoria
É fundamental conferir se os dados registrados na carteira de trabalho estão claros, se as datas de admissão ou demissão estão legíveis ou ilegíveis.
Isso porque, o cálculo poderá ser diferente daquele que você realmente possui e poderá constar tempo de contribuição insuficiente para se aposentar.