Auxílio emergencial pode ser descontado do salário do INSS

De acordo com o Governo Federal, os cidadãos que estão em processo de aposentadoria e receberam o auxílio emergencial, terão o valor descontado no salário do INSS. Desse modo, o benefício irá funcionar como uma espécie de adiantamento da aposentadoria.

Anúncios

O Governo diz que os futuros aposentados do INSS que receberam o auxílio emergencial terão o valor descontado do retroativo do benefício previdenciário. Esse desconto será realizado de modo automático em uma única parcela.

O desconto acontece porque os cidadãos que tem direito aos benefícios do INSS não possuem direito ao auxílio emergencial. Por essa razão, aqueles que receberam a ajuda financeira terão que devolver o valor ao governo.

Auxílio emergencial 2021

O auxílio emergencial 2021 está sendo pago desde abril e a princípio o governo determinou o repasse de 4 parcelas. Desse modo, esse chegaria ao fim no mês de julho. Entretanto, em razão do aumento dos casos de covid-19 no Brasil foi anunciado a prorrogação de mais 3 parcelas.

Dessa forma, a ajuda financeira será paga até o mês de outubro. De acordo com Paulo Guedes, Ministro da Economia, o pagamento do auxílio dependerá da situação da doença do Brasil e do avanço das campanhas de vacinação.

Por essa razão, Guedes não descartou a possibilidade de uma nova prorrogação. De acordo com ele, a pandemia do covid-19 é quem irá determinar o número de parcelas do auxílio emergencial 2021.

Até o momento não foi divulgado o calendário da 5ª, 6ª e 7ª parcela. Porém, a 4ª parcela foi antecipada. Confira aqui!