Bancos liberaram novo empréstimo consignado
Os bancos passaram a liberar o crédito consignado com margem ampliada e carência maior para pagamento, como foi informado a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).
Anúncios
O comunicado foi realizado um mês após a publicação federal que retomou a ampliação emergencial do empréstimo consignado como uma das estratégias para diminuir os efeitos econômicos da crise do covid-19.
De acordo com os representantes dos bancos, foram feitas adaptações nos sistemas de processamentos e gestão de folha de pagamento dos órgãos públicos responsáveis pelos principais convênios de consignação para tornar viável as medidas novas.
Em 31 de março, o Governo informou que aumentou em 40% a margem do crédito consignado para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e servidores públicos até o final de 2021.
Em condições normais, o crédito não poderia comprometer mais do que 35% da própria renda mensal para pagar as parcelas debitadas diretamente do benefício.
Portanto, a nova regra permite que aposentados e pensionistas do INSS possam comprometer até 40% dos seus salários para o pagamento das parcelas de dívidas descontadas do benefício.
A lei também autoriza as instituições financeiras concederem carência de 120 dias para novos contratos e antigos, mas mantém a ampliação dos juros durante o período em que se está pagando as parcelas.