Carteiras Digitais: conheça as 5 melhores do mercado

O mundo financeiro tem evoluído muito, em uma velocidade que, muitas vezes, fica até difícil de acompanhar. Porém, quem não acompanha acaba ficando para trás! Por exemplo: você já ouviu falar sobre as carteiras digitais?

Anúncios

Se não ouviu, este post vai ser muito importante para que você fique por dentro desse assunto e entenda melhor a temática, para quem sabe aplicar no seu dia a dia e conseguir os benefícios advindos dela. 

O ponto é: para se manter competitivo, tanto individualmente, quanto como empresa, é muito importante não se abster de informações que podem te beneficiar de certa forma, mesmo que a princípio, aquele assunto não pareça ser tão interessante assim. 

As carteiras digitais estão se popularizando cada vez mais, então aproveite a oportunidade para aprender mais sobre elas neste artigo. 

Aqui você vai conferir:

  • O que são carteiras digitais?
  • Como as carteiras digitais atuam?
  • O cenário das carteiras digitais no Brasil
  • 5 melhores carteiras digitais no mercado

O que são carteiras digitais?

Mas afinal, o que são essas carteiras digitais? Uma carteira digital é um serviço completamente online, por meio de um aplicativo, que guarda todo o seu histórico de cartão de crédito ou débito, podendo também servir como uma conta em que você administra o seu dinheiro por ali. 

A partir de uma carteira digital, você consegue efetuar pagamentos online ou em lojas físicas usando o seu celular, de maneira muito prática. 

A função dela é basicamente a mesma de uma carteira física, normal, onde você guarda seus cartões e usa quando é necessário. A diferença está no formato. As carteiras digitais são muito mais amplas em sua utilização e são mais seguras. 

Como as carteiras digitais atuam?

Na prática, a carteira digital é como se fosse um elo entre a pessoa que quer comprar e a pessoa que quer vender, tudo pelos meios digitais. Ou seja, assim como um varejista precisa ter parceria com uma operadora de cartão para receber pagamentos por essa via, ele também precisa ter a opção de pagamento por QR Code ou aproximação. 

E o pagamento pela carteira digital é muito fácil, exatamente dessa forma: o estabelecimento pode gerar um QR Code para que você pague sem precisar tirar a carteira física do bolso. 

O cenário das carteiras digitais no Brasil

Aqui no Brasil, o uso das carteiras digitais está se tornando cada vez mais comum e uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Consumo constatou que 61% dos brasileiros das classes A, B e C têm carteiras digitais. 

Além disso, essa própria pesquisa apontou que 47% dos consumidores ouvidos pela instituição consideram a comodidade e a facilidade alguns dos motivos para se usar uma carteira digital. 

E essa constatação é real: esse formato proporciona agilidade na transação, com taxas bem menores do que outras formas de pagamento. 

Para o e-commerce, essa atualização foi excelente por possibilitar transações online com eficácia, e diminuir a desistência na hora de finalizar as compras. 

Ou seja: são só vantagens, tanto para quem compra, como para quem vende. 

5 melhores carteiras digitais no mercado

Hoje já existem mais de 600 opções de carteiras digitais no Brasil, desde empresas muito conceituadas a instituições novas no mercado, oferecendo mil e uma possibilidades para quem as contrata. 

Para facilitar a sua escolha, separamos aqui 5 das melhores opções para que você termine de ler esse post já pronto para assinar a sua carteira digital e começar a fazer as transações. 

Mercado Pago

O Mercado Pago é a carteira digital do Mercado Livre, um aplicativo de venda dos mais diversos produtos. Dessa forma, dá para comprar pelo próprio Mercado Livre pagando pelo Mercado Pago com apenas um clique. 

Mas essa opção de carteira já está vinculada a inúmeras outras plataformas de e-commerce. 

Um dos diferenciais é a facilidade em reembolsos (quando você cancela uma compra e a empresa precisa devolver o dinheiro), para fazer a transferência de dinheiro entre contas, para a compra de pontos em jogos online ou sites de streaming. 

Também existe facilidade para os vendedores: o Mercado Pago conta com uma maquininha própria para pagamento sem mensalidade ou taxa de adesão, que é liberada logo ao ter a conta digital. 

Pic Pay

O Pic Pay, forma de pagamento que se tornou muito conhecida através das publicidades nas telinhas no último ano, também é uma carteira digital interessante para quem quer muitas vantagens. 

Hoje ela conta com 36 milhões de pessoas ativas, sendo a conta que mais possui usuários, assim como de estabelecimentos, que são 3 milhões conectados à rede. 

Não tem taxa de anuidade, adesão e permite transferências em dinheiro, pix, garante o cashback. 

Um dos principais diferenciais é o rendimento na conta: o dinheiro depositado pode render até 210% no CDI. 

Google Pay

A Google Pay é um sistema próprio do Google para pagamentos, disponível para uso em lojas físicas e online. É compatível com vários bancos como Itaú, Bradesco e Caixa Econômica. 

Uma coisa interessante do Google Pay é a opção de integrar cartões de presente e cartões fidelidade. 

É disponível para Android e IOS. 

Apple Pay

Essa é uma opção de pagamento exclusiva para quem possui IOS, então nem todas as pessoas conseguem ter acesso. 

Apesar disso, é compatível com vários bancos como Banco do Brasil, Itaú e Bradesco e tem algumas possibilidades adicionais de pagamento, através do Touch ID ou Face ID, próprios do IOS. 

Como é uma função integrada, é possível armazenar tickets, passagens e ingressos. As suas funções estão entre as mais renomadas por carregar a marca Apple. 

Iti

Por fim, a carteira digital Iti recém lançada, já é considerada uma das melhores opções para se usar. A marca é um aplicativo do Itaú e permite pagamentos por QR Code, além de possibilidades de transferência entre contas correntes. 

Também é gratuito para quem compra e vende e não há mensalidade. A única diferença é uma taxa de 1% cobrada sobre os valores recebidos. 

E aí, qual dessas opções você vai escolher?

Gostou do conteúdo?

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas e sido útil. Aproveite para ler também Cartões de crédito sem consulta ao SPC ou Serasa.

Trends