As ações do Twitter caíram 17% no início das negociações, com os lucros trimestrais chegando a menos de um quarto do que os analistas haviam previsto.
A empresa disse que obteve lucro de US $ 37 milhões no terceiro trimestre.
Os erros do produto e a demanda extraordinariamente baixa durante o verão dificultaram as vendas de publicidade.
A receita foi 9% maior que o ano anterior, com US $ 824 milhões, mas ainda no final mais baixo das previsões de Wall Street.
O site de microblog disse que a receita deverá cair a partir dos dois primeiros trimestres, mas que problemas inesperados pesaram nas vendas, incluindo bugs que afetaram sua capacidade de segmentar anúncios e compartilhar dados.
O Twitter também reduziu as previsões de receita no quarto trimestre. A empresa agora espera ganhar entre US $ 940 milhões e US $ 1,02 bilhão no quarto trimestre, abaixo dos US $ 1,06 bilhão anteriormente previstos.
A plataforma de mídia social aumentou o número de usuários diários que veem anúncios no site, conhecidos como usuários ativos diários monetizáveis (mDAU), que atingiram 145 milhões, superando as estimativas de analistas para 141 milhões, um aumento de 17% em relação ao ano anterior.
“Também continuamos a progredir na saúde, melhorando nossa capacidade de identificar e remover proativamente conteúdo abusivo, com mais de 50% dos tweets removidos por conteúdo abusivo no terceiro trimestre retirados sem que um espectador ou um relatório em primeira pessoa”, disse ele.
Essa repressão ao comportamento abusivo é algo que os analistas dizem que separa o Twitter do Facebook, que admitiu na quinta-feira ser incapaz de confirmar se o discurso de ódio de candidatos políticos seria retirado da plataforma.
“O Twitter se concentrou na experiência principal de seus usuários, e não na política”, disse Wendy Johansson, da consultoria digital Publicis Sapient. “Eles não estão lutando em uma guerra política como o Facebook – eles estão focados em criar a melhor tecnologia e em tornar os usuários viciados em tecnologia”.