Como vai funcionar a linha de crédito de antecipação de frete?

A linha de crédito de antecipação de frete é um produto lançado pela Caixa para atender caminhoneiros de todo o Brasil.

Anúncios

como vai funcionar a linha de crédito de antecipação de frete?

No dia 4 de fevereiro a Caixa lançou uma linha de crédito exclusiva para caminhoneiros. Com esse produto, as empresas poderão antecipar o pagamento dos fretes contratados a prazo.

A antecipação funcionará como um empréstimo, mas com taxas de juros atrativas, elas são cobradas a partir de 1,99% ao mês.

No texto de hoje você descobrirá os principais detalhes desse modelo de empréstimo e como ele é solicitado!

Não deixe de conferir! Veja abaixo o índice deste post:

  • O que é a linha de crédito de antecipação de frete?
  • Como vai funcionar?
  • Quem pode solicitar?
  • Como solicitar?
  • Linha de crédito de antecipação de frete do Banco do Brasil;
  • Resumo sobre o funcionamento;
  • Conclusão.

O que é a linha de crédito de antecipação de frete?

É um capital de giro onde os recursos solicitados caem na conta dos transportadores autônomos.

As organizações que contratam serviços de frete a prazo poderão solicitar à Caixa que antecipe seu pagamento diretamente para o transportador autônomo.

O caminhoneiro recebe o pagamento à vista através de um crédito em conta Caixa, inclusive, ele pode ficar disponível através do app Caixa Tem.

Como vai funcionar a linha de crédito de antecipação de frete?

como vai funcionar a linha de antecipação de frete?

Essa linha é chamada Giro Caixa Transportes. Ela foi criada pela Caixa Econômica Federal para que as transportadoras possam antecipar o pagamento do frete contratado a prazo via empréstimo.

Ao solicitar, os valores serão depositados diretamente na conta dos transportadores autônomos.

Uma das principais vantagens é que o motorista terá acesso ao recebimento do frete com 120 dias de antecipação, no entanto, a empresa só pagará 120 dias depois, ou seja, quando ela pagaria ao caminhoneiro.

As taxas e tarifas aplicadas podem variar conforme o perfil de crédito de cada solicitante. No entanto, a promessa do banco é que elas sejam atrativas e cobradas a partir de 1,99% ao mês.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a linha de crédito de antecipação de frete dará mais renda aos caminhoneiros, em um momento em que os combustíveis enfrentam aumento de preço.

O presidente ainda destacou que antes, quando os caminhoneiros não tinham os recebíveis, acabavam tomando crédito com juros de até 20% ao mês, o que era desvantajoso.

Contudo, com uma linha onde a taxa de juros é aplicada a partir de 1,99% ao mês, há um movimento chamado efeito-renda na economia.

Ela ocorre quando há uma redução considerável nessa taxa, desse modo, a diferença pode ser usada para suprir custos com combustíveis ou realizar melhorias no veículo, por exemplo (grifo meu).

Inclusive, nessa opção os juros ficam por conta da empresa que fez a solicitação da linha de crédito.

Quem pode solicitar?

Como já foi dito no primeiro tópico, a solicitação é realizada pela empresa. A antecipação é disponibilizada através de um limite de crédito que cai direto na conta do transportador.

Ele só pode ser solicitado por empresas do setor de transportes e cargas que emitem Nota Fiscal via SEFAZ.

No entanto, as empresas de São Paulo e Minas Gerais não são elegíveis, pois esses estados não fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica 01/18 – SVBA.

Como solicitar?

Os interessados em contratar a linha de crédito de antecipação de frete devem ir até uma agência Caixa e conversar com seu gerente sobre a contratação e como proceder.

Linha de crédito de antecipação de frete Banco do Brasil

linha de antecipação de frete banco do brasil

No início do mês de abril, o Banco do Brasil também lançou a sua linha de crédito para caminhoneiros autônomos.

A iniciativa tem como propósito fortalecer o setor de transportes no Brasil, sendo fruto da parceria do BB com as empresas transportadoras conveniadas.

Com esse produto financeiro, os transportadoras e embarcadoras poderão antecipar o valor dos fretes com juros aplicados a partir de 1,79% ao mês, variando conforme perfil do cliente.

Os fretes terão pagamentos programados para os próximos 120 dias e o recebedor precisa ter convênio com a transportadora/Embarcadora PJ.

Em comunicado na sua página de imprensa, o banco afirmou: “Como a antecipação envolve os fretes já contratados, cujo direito será concedido ao Banco, a sua liquidação é realizada pela própria empresa”.

A solicitação da linha de crédito de antecipação de frete também deve ser realizada na agência BB onde a empresa é conveniada. 

Resumo sobre o funcionamento da antecipação

A empresa de transportes que contratou os serviços de frete de um caminhoneiro autônomo, pode antecipar esse pagamento através de uma espécie de empréstimo.

Logo, ele solicita esse valor no banco onde é conveniado. A instituição, por sua vez, libera a quantia para o caminhoneiro.

Então, a empresa será responsável por liquidar esse valor junto ao banco.

Geralmente, o valor só pode ser quitado de uma única vez, ou seja, não há a possibilidade de parcelar.

A empresa pagará a antecipação no prazo de 120 dias com acréscimo de juros combinados no contrato. 

Conclusão

Certamente, essa solução financeira aumenta o vínculo entre caminhoneiro e empresas, além disso, pode ser útil para ambos.

Contudo, quando se trata de empréstimos, sempre será algo desvantajoso devido ao acréscimo de juros. 

Neste caso, o ideal é optar sempre pela empresa que oferece a menor taxa.

Recomendação de leitura: Para que serve a carteira digital de trabalho e como funciona?