Prova de vida INSS por biometria facial. Entenda como será
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai permitir a realização da prova de vida através da biometria facial. Cerca de 500 mil segurados em todo o Brasil irão participar da primeira etapa do projeto-piloto. A iniciativa é feita com a parceria do Dataprev, Ministério da Economia e Secretaria de Governo Digital (SGC).
Anúncios
O INSS entrará em contato com os beneficiários nos próximos dias através do Meu INSS, e-mail ou pelo número 135. A maior parte desse grupo é feito por segurados que já tenham realizado a prova de vida, por isso, é fundamental que eles fiquem atento a esse contato.
A biometria fácil fará uso da base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do Tribunal Superior Eleitoral. Desse modo, os primeiros a serem cadastrados serão aqueles que já têm carteira de motorista ou título de eleitor.
A prova de vida por biometria dispensa assim o deslocamento a uma agência bancária para entrega da documentação, apesar de se tratar de um projeto-piloto.
O procedimento é exigido para aqueles que recebem o benefício via conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos para evitar pagamentos indevidos e fraudes.
Como vai funcionar a prova de vida?
O procedimento será realizado através do reconhecimento facial no aplicativo do Meu INSS ou aplicativo do Governo Digital (meu.gov.br), usando a câmera do celular.
Portanto, ele será suficiente para determinar se, de fato, o cidadão é o mesmo que está cadastrado para o recebimento do benefício.
O projeto piloto ficará disponível somente para alguns usuários, em um primeiro momento. Logo, para se cadastrar, é preciso receber uma mensagem do próprio INSS.
Veja como será feito a prova de vida por biometria facial
É preciso enviar uma foto e será realizado o reconhecimento facial através do aplicativo. Depois, o aplicativo fica responsável por certificar se a pessoa é de fato o beneficiário cadastrado.
Então, confira o passo a passo:
- Acesse o aplicativo Meu.gov.br;
- Centralize o seu rosto;
- Vire o rosto para direita;
- Feche os olhos;
- Sorria;
- Vire o rosto novamente;
- Faça a captura através da foto.