Aumento de 25% da aposentadoria ainda em 2020; Veja quem tem direito
Aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter um acréscimo ao seu benefício ainda em 2020.
Anúncios
Isso porque, a autarquia comunicou um aumento de 25% no valor da aposentadoria por invalidez, mudança que se trata do auxílio acompanhante.
O adicional foi criado como uma forma de complementar a renda dos beneficiários.
Assim, o recurso extra tem o objetivo de custear gastos com serviços de acompanhamento/cuidador, que irá ajudar o segurado na realização das suas atividades rotineiras. Como, por exemplo, preparar comida, tomar banho, dentre outras.
Vale mencionar que o responsável pela ajuda pode ser uma pessoa da família e não é necessário ser um enfermeiro ou cuidador obrigatoriamente.
Como solicitar o aumento de 25%?
O benefício, normalmente, é concedido no processo da aposentadoria. No entanto, segurados que já estão aposentados por invalidez e não recebem esse valor adicional, podem solicitar a inclusão através do aplicativo Meu INSS ou através do telefone 135.
Para isso, será preciso apresentar alguns documentos ao INSS, como:
- CPF;
- Documento de identificação com foto do representante ou procurador;
- Termo de representação legal ou procuração;
- Documentos médicos que comprovem que o segurado seja dependente de terceiros.
Revisão do benefício
O aposentado por invalidez passa por uma perícia médica do INSS no prazo de dois anos.
Durante a verificação do benefício será comprovado se o mesmo continua inválido ou poderá ser reabilitado, no objetivo de retornar as suas atividades.
No caso de segurados acima de 60 anos e maiores de 55 anos com mais de 15 anos de benefício por incapacidade, permanecem isentos da revisão.