Cadastro positivo: por que devo fazer?

Quem possui o cadastro positivo passará a ter juros mais baixos e prazos mais longos, além de ter mais crédito na praça. Saiba mais!

Anúncios

Você sabia que o cadastro positivo além de te ajudar a conseguir mais crédito também concede juros menores para as pessoas que estiverem com as contas em dia?

Essa lista de bons pagadores entrou em vigor agora em janeiro de 2020 e já está sendo consultado pelas empresas e instituições financeiras na hora de oferecer um crédito ou abrir um crediário.

Nesse artigo você vai saber tudo sobre o que é o cadastro positivo e por que você deve fazer, então continue lendo.

cadastro-positivo-por-que-devo-fazer
Cadastro Positivo Por que devo fazer?/Reprodução: Divulgação SPC

Cadastro positivo o que é?

Primeiramente, o cadastro positivo é um banco de informações que reúne dados de operações financeiras, como as obrigações de pagamento.

Ou seja, um histórico de todo pagamento do consumidor.

De fato, essa lei foi criada em 2011 e sancionada em 2019 pelo Presidente Jair Bolsonaro.

No entanto, desde 2017 ela já está incluindo automaticamente o CPF dos consumidores nos bancos de dados do cadastro positivo. Resumindo, essa lista traz consigo um score para avaliação de crédito.

Mas, o melhor de tudo isso é que os consumidores que tiverem notas altas terão o benefício de poder fazer contratações com juros menores e prazo de pagamentos mais longos.

Como fazer?

Para fazer o cadastro positivo você precisa fazer a ativação para ter acesso a todos os benefícios que ele oferece.

O cadastro pode ser feito de forma totalmente online e segura através do site oficial e também pessoalmente caso haja uma agência física na sua cidade.

Caso você opte por ir a uma agência não se esqueça de levar um documento de identificação com foto e número do CPF.

Vale ressaltar que uma outra opção para poder fazer a ativação também é através de instituições financeiras que você já tenha crédito, como por exemplo bancos e cooperativas de créditos.

Por que devo fazer o cadastro positivo?

Além de fazer com que você possua uma boa reputação diante das empresas na hora de pedir um empréstimo ou abrir um crediário, ativar o cadastro positivo só traz benefícios.

Veja aqui 5 razões porque você deve fazer o cadastro positivo:

1 – O primeiro ponto é que o seu score aumenta com a ativação do cadastro positivo, fazendo com que você consiga maiores limites de crédito diante de uma instituição financeira.

2 – Em segundo lugar, a promessa é que a partir de janeiro, agora, de 2020 com a lei em vigor, as instituições ofereçam menores taxas de juros, crédito e prazos diferenciados, de acordo com a pontuação de cada cliente.

3 – Com efeito, se você precisar de abrir um crediário em uma loja ou solicitar um cartão de crédito a aprovação fica bem mais fácil e rápido.

4 – A quarta vantagem em ativar o cadastro positivo é que você terá um histórico de bom pagador,  podendo utilizá-lo na hora de pedir um financiamento de uma casa ou carro.

5 – Além de tudo isso, você terá um relacionamento diferenciado com os bancos e com o mercado de crédito.

Não deixe de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais, e aproveite e leia também👉”5 Passos para conseguir um empréstimo pessoal”