Como aumentar o valor da aposentadoria no INSS
Acima de tudo, atualmente, os aposentados e pensionistas agora podem pedir para aumentar o valor da aposentadoria a partir de 10 anos da concessão do benefício.
Anúncios
Além disso , são aproximadamente 2 milhões de segurados que estão aguardando a revisão do INSS.
Você é aposentado ou pensionista do INSS? Continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre como pedir a sua revisão do INSS para aumentar o valor do seu benefício.
Como aumentar o valor da aposentadoria?
A princípio, para poder entrar com o pedido de aposentadoria é preciso seguir algumas regras antes de fazer a revisão.
De fato, a primeira regra é respeitar o prazo de 10 anos para pedir a correção dos valores. Em primeiro lugar, o pedido deve ser feito na Previdência Social juntamente com os documentos que provem o direito de receber mais.
Para os beneficiários do INSS é segurado o direito de ter o benefício corrigido assim como receber os valores atrasados da diferença entre a renda maior e a menor.
Como resultado , é segurado também o direito de receber uma resposta da instituição dentro de um prazo de 45 a 60 dias.
Todos aposentados e pensionistas do INSS que identificarem um erro de cálculo dentro desse prazo de 10 anos, pode fazer a solicitação da revisão da aposentadoria através do site da instituição.
Mas, é preciso anexar junto ao pedido os documentos pessoais e documentos que comprovem o direito, é preciso também explicar de forma clara e sucinta o motivo pelo qual o valor recebido deve ser revisto.
De acordo com o INSS, o beneficiado será previamente comunicado nas hipóteses em que for preciso o comparecimento em alguma agência para comprovar alguma informação necessária ao pedido.
Quais são as vantagens em pedir uma revisão de aposentadoria do INSS?
Em segundo lugar, como já foi mencionando acima os aposentados e pensionistas possuem até 10 anos para pedir uma revisão.
Então, o prazo começa a ser contado a partir do primeiro dia do mês seguinte do recebimento do primeiro salário.
Em outras palavras, isso significa que quem começou a receber o benefício do INSS em janeiro de 2020, possui o prazo de até fevereiro de 2030 para poder fazer o pedido de revisão.
Certamente, fazer esse pedido é bem vantajoso, pois, não é cobrado nenhuma taxa e o segurado pode apresentar a solicitação sem precisar de contratar um advogado.
Por outro lado, um fato importante é que ele pode ser feito através do site e também por telefone através do número 135. Contudo, é preciso ter os documentos que provem esse direito.
Em síntese, caso o aposentado ou pensionista do INSS não tenha resposta dentro do prazo ele pode entrar com uma ação no Poder Judiciário.
Caso o beneficiado não concorde com a decisão final da instituição ele poderá entrar com recurso em até 30 dias da negativação do INSS.
No entanto, ao apresentar o recurso o segurado precisa escrever uma carta de contestação, apresentando todos os motivos.
Saiba mais sobre todas as notícias do Brasil clicando aqui e para fazer o pedido de revisão do INSS basta clicar aqui.