Como funciona o saque no cartão de crédito?

Quem tem cartão de crédito já deve ter visto esse termo por aí. Mas você já fez um saque no cartão de crédito?

Anúncios

Apesar de bastante prático e oferecido por várias empresas e instituições financeiras, o recurso ainda gera bastante dúvida entre os usuários. Como funciona? Será que é uma boa escolha?

No texto de hoje, vamos explorar o assunto e esclarecer os principais pontos e dúvidas que você possa ter sobre o saque no cartão de crédito. 

Nesse conteúdo, vamos abordar os seguintes assuntos:

  • O que é saque no cartão de crédito?
  • Como funciona o saque no cartão de crédito?
  • Por que são cobrados juros do saque no cartão de crédito?
  • Como funcionam as taxas e juros cobrados nessa categoria?
  • O saque no cartão de crédito é uma boa opção?
  • Quando devo recorrer a esse saque?
  • Conclusão

Quem aí já passou pela seguinte situação: você precisa realizar um determinado pagamento em dinheiro, mas não possui a quantia necessária na sua conta. 

Ninguém merece ter que passar por isso, né? Para casos como esse, a solução pode estar mais perto do que você imagina.

O que é saque no cartão de crédito?

O saque no cartão de crédito é uma espécie de empréstimo rápido que você faz com o seu banco. 

Utilizando o cartão de crédito, o cliente consegue sacar uma determinada quantia diretamente do seu limite. 

É como se o cliente estivesse pegando emprestado esse valor da instituição financeira. 

Apesar de ser uma solução bastante prática para o cliente que recorre a esse tipo de saque, a prática pode pesar bastante no seu bolso no futuro.

Como funciona o saque no cartão de crédito?

Como dito anteriormente, entre os fatores que envolvem o uso do saque no cartão de crédito, a praticidade e a facilidade são os principais pontos que chamam a atenção para a prática.

Isso porque, diferente de um empréstimo convencional – que você precisa solicitar e aguardar a aprovação e liberação do valor – no saque no cartão de crédito basta o cliente se encaminhar até um caixa eletrônico da empresa do cartão e selecionar a opção de saque com o cartão de crédito.

Mas vale lembrar que essa transação funciona como um empréstimo pré-aprovado, e leva em consideração o seu limite de saque disponível. 

Normalmente, as instituições financeiras calculam uma porcentagem sobre o valor de limite de crédito que o cliente tem.

E, diferente de um cartão de débito convencional – que o valor é debitado automaticamente da sua conta no ato da transação – o valor sacado só será cobrado no fechamento da próxima fatura, garantindo mais tempo para que o cliente consiga se organizar melhor financeiramente.

Por que são cobrados juros no saque no cartão de crédito?

Essa cobrança acontece porque, por mais que pareça uma grande facilidade para o cliente, essa transação nada mais é do que um tipo de empréstimo. 

E como você deve saber, muitos empréstimos são conhecidos pela cobrança – muitas vezes até abusiva – de juros. 

Como funcionam as taxas e juros cobrados nessa categoria?

Essas taxas podem variar bastante de instituição para instituição. 

Os juros cobrados pela transação também levam em consideração o tempo entre o saque e o fechamento da fatura, sendo proporcional aos dias corridos nesse período.

Por isso, caso você precise recorrer a esse tipo de empréstimo, opte por fazer o mais perto possível da data de fechamento. Quanto mais próximo do dia de fechamento, menores são os juros.

Além da cobrança de juros, muitos bancos e instituições financeiras também podem cobrar um determinado valor no ato do saque.

O saque no cartão de crédito é uma boa opção?

Isso depende do seu perfil de consumo e de como você organiza suas finanças. 

É sempre importante lembrar que, por mais que pareça uma solução fácil para a sua situação, você ainda está fazendo um tipo de empréstimo. 

Ao realizar esse tipo de saque, além do valor obtido, constará na sua fatura os acréscimos, como tarifas de saque e juros referentes a essa operação. 

Dependendo da instituição financeira responsável, o valor cobrado pela transação pode variar, mas ainda sim ele existe.

Para que você possa ter uma ideia, as taxas de juros desse tipo de transação podem ultrapassar 10% ao mês. Isso pode dar uma boa pesada no bolso, né?

Quando devo recorrer a esse saque?

Por mais que não seja aconselhável, sabemos que existem situações que fogem do nosso controle. 

E em casos como esse, apesar de não ser a melhor opção, o saque no cartão de crédito pode ser o único recurso disponível.

Por exemplo: o seu carro quebrou durante uma viagem. Isso faz com que você, longe de casa, precise lidar com esse imprevisto. 

Ao entrar em contato com um prestador de serviço, descobre que ele só aceita dinheiro, e você só tem o seu cartão de crédito por perto.

Outra situação que pode fazer com que o cliente utilize o recurso é em viagens internacionais, por exemplo. Alguns cartões oferecem a opção de realizar saques em outros países.

Em casos como esse, é só procurar um caixa eletrônico que ofereça o serviço e realizar o saque. É uma ótima opção para lidar com imprevistos que possam surgir ao longo da viagem

Lembrando que essas são situações pontuais, que estão fora do nosso controle. O uso do saque no cartão de crédito no dia a dia não é algo recomendável.

Conclusão

Deu para entender um pouco como funciona esse tipo de saque?

Assim como qualquer outro tipo de empréstimo, o saque com cartão de crédito também possui juros que, na maioria dos casos, podem fazer uma baita diferença no seu orçamento no final do mês. 

Por isso, apesar da praticidade que esse tipo de saque oferece para o cliente, antes de recorrer a esse recurso, deve-se levar em consideração esse fator. É aconselhável que você busque outras alternativas para conseguir o valor. Dessa forma, você conseguirá tomar uma boa decisão sem comprometer o seu futuro financeiro. 
Gostou desse conteúdo? Então acho que você também vai gostar de ler Como pagar as contas com cartão de crédito