Empréstimo do Pronampe para microempresas – Conheça!

Micro e pequenas empresas podem fazer o pedido de empréstimo do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).

Anúncios

Basicamente se trata de uma linha de crédito no valor de R$ 15,9 milhões que foi criada com o objetivo de garantir recursos para os micros e pequenos negócios a manter os empregos durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil.

O que é o Pronampe?

Instituída pela Lei nº 13.999, o programa passou a vigorar em maio de 2020 e oferta empréstimos com limites de até 30% da receita anual do ano anterior, ou seja, 2019.

Desse modo, pagamentos de funcionários, despesas com conta de internet, luz e água, aluguel, etc, compra de matérias primas ou mercadorias, realização de reforma, compra de máquinas e equipamentos são apenas algumas das despesas que podem ser pagas através desse crédito.

O prazo para pagamento do empréstimo do Pronampe é de 36 meses. Por sua vez, a taxa de juros por ano máxima aplicada sobre o valor total do crédito será da Selic, que atualmente está em 3%, mais de 1,2%. A contrapartida é preciso manter os funcionários.

Quais as condições para solicitar o Pronampe?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, as condições mínimas para fazer o pedido do empréstimo são:

  • Valor mínimo de contratação de R$ 15 mil;
  • O prazo de financiamento é de até 36 meses, com 8 meses de carência para o pagamento da primeira parcela. Vale mencionar que se for optando pela carência, o empréstimo deve ser concluído em 28 meses;
  • A taxa de juros é composta pela SELIC mais 1,25% ao ano;
  • O Fundo de Garantia de Operações (FGO) é o meio de garantia para a aprovação do financiamento. Nessa condição, o programa FGO Pronampe honrará até 100% de cada operação contratada, ou seja, o governo é o avalista, logo não é necessário fiador ou patrimônio para que o empréstimo seja aprovado;
  • O governo isentou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) até 2 de outubro, deixando a alíquota zero sobre as operações de crédito contratadas.

Além dessas condições, para empresas com mais de um ano de funcionamento é possível solicitar o empréstimo do Pronampe com até 30% do valor médio do faturamento que foi obtido em 2019.

Caso a empresa tenha mais de um ano de funcionamento, poderá obter uma segunda condição de limite de crédito: até 50% do capital.

Como solicitar o empréstimo Pronampe?

A contratação do empréstimo é feita de maneira virtual, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site oficial e clique em “tenho interesse”;
  • Em seguida vá para “clique aqui para continuar” e faça o login;
  • Caso não tenha cadastro, é só realizá-lo preenchendo seus dados;
  • Informe tudo que está sendo solicitado no formulário.

Feito isso, um gerente da Caixa entrará em contato para orientações e oferecerá as melhores condições de empréstimo.

Além da solicitação pela internet, ainda é possível pedir esse empréstimo através do número 0800 726 8068 ou nas agências da Caixa Econômica Federal.

Trends