Fiz a portabilidade de salário e não recebi, o que fazer?
Fiz a portabilidade de salário e não recebi, onde devo recorrer? Leia o texto e descubra!
Anúncios
A portabilidade de salário é um direito do consumidor. No entanto, algumas pessoas ainda têm receios em solicitar ou desconhecem os possíveis benefícios.
No texto de hoje você descobrirá a resposta da seguinte dúvida: fiz a portabilidade de salário e não recebi, o que fazer?
Leia o conteúdo até o fim e descubra! Veja abaixo nosso índice:
- O que é portabilidade de salário?
- Como funciona?
- Benefícios de fazer a portabilidade de salário
- Vale a pena fazer a portabilidade de salário?
- Posso fazer a portabilidade em outra instituição uma segunda vez?
- Conclusão.
O que é portabilidade de salário?
Portabilidade vem do verbo “portar”, ou seja, trazer, transportar, levar.
Desse modo, a portabilidade de salário é quando você recebe seu pagamento em um banco, mas decide levá-lo para outra conta.
Nessa função, você tem o direito de escolher em qual banco deseja receber seu pagamento.
Como funciona?
Após decidir em qual banco deseja receber seu pagamento, você precisa acessar a sua conta e procurar pelo campo “Portabilidade de salário”.
Em seguida, será preciso informar o nome da empresa e o CNPJ, portanto, tenha essas informações em mãos.
O banco atual receberá uma notificação de solicitação e fará a o processo de portabilidade.
A outra forma de solicitar é indo até a sua agência e pedir para realizarem a portabilidade de salário. Tenha em mãos os dados da conta onde deseja receber seu pagamento.
A portabilidade é gratuita, ou seja, você não paga nada para fazer e ainda pode escolher um banco com menos tarifas e onde tem um relacionamento melhor.
Benefícios de fazer a portabilidade de salário
Normalmente, as empresas pagam os salários dos seus funcionários através dos bancos tradicionais, por exemplo, Itaú, Bradesco e Santander.
No entanto, é possível fazer a portabilidade para outro banco que te ofereça mais benefícios.
Um exemplo são os bancos digitais. Com eles você pode usufruir de muitos proveitos que os bancos tradicionais não oferecem e ainda economizar.
Por exemplo:
- zero anuidade e mensalidade;
- cashback;
- tarifas menores;
- programa de indicações;
- descontos em lojas parceiras;
- menos burocracia;
- atendimento personalizado e exclusivo.
Além disso, ao fazer a portabilidade de salário você aumenta as chances de conseguir crédito na instituição financeira.
Portanto, se o banco onde você recebe seu salário tem muitas taxas e tarifas, e não traz nenhum benefício ou vantagem, saiba que você pode mudar essa situação.
Você pode fazer a portabilidade e levar seu salário para uma alternativa que seja mais econômica e vantajosa.
A mudança pode ser até mesmo para outro banco tradicional, no entanto, para algum que seja mais econômico e que ofereça um atendimento melhor aos seus clientes.
Aqui em nosso blog você encontra informações sobre os principais bancos físicos e digitais do mercado, além disso, detalhes sobre o produto que eles oferecem, por exemplo, cartão de crédito.
Faça um tour pelas nossas categorias, pois encontrará o que busca para te ajudar a decidir para onde fazer a portabilidade de salário.
Fiz a portabilidade de salário e não recebi, o que fazer?
O dinheiro que cair na sua conta salário será transferido automaticamente no mesmo dia, via TED, para conta onde escolheu recebê-lo via portabilidade.
No entanto, chegou o dia do pagamento e nada de dinheiro cair na conta. Você então decide esperar mais 2 dias, pode ser que o quinto dia útil não tenha chegado ou ocorreu algum atraso.
Contudo, os dias passam e o valor não cai na sua conta. Afinal, o que fazer? Devo entrar em contato com a empresa, o banco antigo ou o atual?
Muita gente não sabe, mas existe um prazo para a portabilidade ser aprovada, e ele pode chegar até a 45 dias.
Nesse caso, os valores depositados antes dela receber aprovação, ficarão na conta de origem.
Então, o primeiro passo é verificar se não está na conta antiga.
Se não estiver, o segundo passo é entrar em contato com a empresa para ver se o pagamento foi depositado, e se já foi, solicitar o holerite.
Se por acaso o valor já foi depositado, mas não está em nenhuma das contas, vá até à agência da conta de origem para que o problema seja solucionado.
Vale a pena fazer a portabilidade?
Pode valer a pena, desde que você escolha a instituição certa e de confiança. Antes de decidir, compare para ver qual é a opção mais vantajosa.
É muito importante que você escolha por uma instituição financeira que tenha boa relação com o cliente e canais de atendimento acessíveis.
Assim, qualquer problema que você tiver relacionado a portabilidade de salário será resolvido com mais facilidade, pois terá uma orientação do banco atual.
Posso fazer a portabilidade de salário em outra instituição uma segunda vez?
Pode. No entanto, será necessário cancelar a portabilidade atual para fazer novamente em outra instituição financeira.
O cancelamento deve ser feito no banco de origem. Em alguns casos, é necessário cancelar a conta para onde foi feita a primeira portabilidade.
Contudo, o processo difere de um banco para outro. O ideal é conversar com seu gerente antes de fazer a primeira portabilidade a fim de tirar todas as suas dúvidas.
Em algumas situações ele pode oferecer uma contraproposta e tentar resolver os motivos que te fazem querer receber seu salário nos concorrentes, por exemplo.
Cabe a você pensar, avaliar e decidir se a proposta é positiva.
Conclusão
Como pode ver, a portabilidade pode ser uma boa alternativa para quem precisa mudar de banco, mas recebe seu pagamento em outra instituição.
Ao realizar uma troca inteligente, essa ação pode trazer muitas vantagens e benefícios.
Recomendação de leitura: Tem como antecipar a restituição do Imposto de Renda?