Nota do Enem é divulgado pelo Inep: saiba mais

Mais de 4 milhões de alunos que fizeram o exame em 2019 já podem ter acesso à nota do Enem.

Anúncios

Estão disponíveis as notas referentes à redação e à pontuação das quatro aéreas de conhecimento abordada na prova, como: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre a divulgação da Nota do Enem em 2020.

Resultado do Enem em 2020

Primeiramente, os estudantes que fizeram a prova em 2019 terão por hora o acesso ao resultado do Enem. No que tange à redação foi divulgado apenas a nota, o espelho da prova que contém as correções será divulgado em março.

Anúncios

Os alunos que fizeram o exame apenas com o objetivo de testar os conhecimentos terão que esperar até março para saber o resultado do Enem.

De fato, os candidatos citados no quadro anterior poderão utilizar a nota do Enem para poder pleitear a uma vaga no ensino superior através dos programas federais.

A prova do Enem é composta por 4 provas objetivas totalizando 180 questões mais a redação. Estas questões objetivas serão corrigidas pela Teoria da Resposta ao Item.

Em síntese, significa que cada questão não possui um valor fixo, mas sim uma pontuação que varia de acordo com o acerto e erros entre os participantes e com o desempenho do candidato.

Já para a redação, a nota vale de 0 a mil. Ela é corrigida sempre por duas pessoas que avaliarão entre uma nota de 0 a 200 para cada competência, que ao total são cinco.

A nota final do resultado do Enem será feita pela média aritmética da redação e das questões objetivas.

Quais são as 5 competências avaliadas na redação pelo Enem?

Confira aqui quais são as 5 competências avaliadas na redação pelo Enem:

1 – Domínio da escrita formal na língua portuguesa.

2 – Aplicar conceito de várias áreas de conhecimento para fazer o desenvolvimento do tema, compreendendo a proposta da redação.

3 – Saber organizar, selecionar, relacionar e interpretar informações, opiniões e fatos em argumentos de defesa de um ponto de vista.

4 – Demonstrar conhecimento da linguística para a construção da argumentação.

5 – Respeitar os direitos humanos na elaboração da proposta para o problema abordado.

Com a nota do Enem, os alunos poderão disputar vagas do ensino superior público pelo Sisu (Sistema de seleção unificada) e também a bolsas em universidades particulares através do Prouni (Programa de Universidade para todos). Inclusive, poderá participar também do Fies (Financiamento estudantil).

É importante dizer que para os alunos que desejam participar do Fies as inscrições começam agora em fevereiro, vão do dia 5 ao dia 12.

Outro ponto a destacar é que o estudante poderá também concorrer a uma vaga no ensino superior em Portugal. Visto que o Inep possui convênio com mais de 40 universidades Portuguesas.

Onde consultar a nota do Enem?

Por final, para quem está ansioso e deseja consultar a nota do Enem podem acessar a página do estudante clicando aqui, ou fazer o acesso através do aplicativo.

Aproveite e inscreva o seu e-mail para não perder nenhuma novidade do Valor Notícias.

Compartilhe:

Posts Relacionados