Depois de ser mandado embora quantos dias para receber FGTS?

Quantos dias para receber FGTS é um dos questionamentos mais comuns para aqueles que acabam de passar pelo processo de demissão.

Anúncios

Isso porque, o valor do FGTS é muito aguardado, seja para segurar as pontas até conseguir um novo emprego, ou até mesmo para tirar sonhos e planos do papel.

Afinal de contas, quanto tempo demora para esse dinheiro cair? O pagamento do FGTS ocorre em todo processo de demissão? Como sacar o benefício? Como lidar com divergências no FGTS?

Esses questionamentos são muito comuns, e por isso os usamos como base para produzir o conteúdo de hoje, onde responderemos a cada um deles.

Portanto, se deseja ficar por dentro dos assuntos relacionados ao FGTS, continue a sua leitura e não deixe de conferir outras publicações do Valor Notícias!

    Depois de ser mandado embora quantos dias para receber FGTS?

    Quem tem direito ao FGTS?

    O FGTS é um dos benefícios trabalhistas que mais auxiliam os trabalhadores em momentos de dificuldades.

    E, quando falamos em momentos de dificuldades, na verdade estamos nos referindo àquela situação chata de perder o emprego de forma inesperada.

    Isso porque, perder o emprego é o mesmo que perder a renda que mantém o trabalhador mês a mês, que o auxilia a pagar por sua subsistência e até mesmo por seus sonhos e metas.

    Desse modo, se o mesmo estava pagando um financiamento imobiliário ou até mesmo uma faculdade, como arcará com esses custos sem sua renda principal?

    O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) existe justamente para auxiliar nessa situação, sendo este um valor depositado pela empresa todos os meses numa conta específica do FGTS.

    Por servir como uma garantia, o saque do FGTS só ocorre em ocasiões específicas, que em geral envolvem o encerramento do contrato de trabalho.

    Mas, será que todo o mundo tem direito ao FGTS?

    O FGTS é um benefício direcionado a trabalhadores com carteira assinada, isso significa que todos que atuam nesse regime têm direito ao depósito.

    No entanto, a liberação do saque do FGTS só ocorre em circunstâncias específicas, que envolvem a perda do emprego de forma inesperada.

    Sendo assim, trabalhadores que pediram demissão ou sofreram demissão por justa causa não podem retirar os valores, já que estes ficam bloqueados.

    Então, esclarecemos que sim, todos os trabalhadores formais têm direito ao FGTS, mas, o saque só ocorre na demissão caso esta não tenha sido pela vontade do funcionário ou tenha ocorrido por justa causa.

    Mas, depois de ser mandado embora quantos dias para receber FGTS? No tópico a seguir veremos a resposta!

    Depois de ser mandado embora quantos dias para receber FGTS?

    Ao longo do tópico anterior pudemos compreender como funciona essa questão de liberação dos valores do FGTS.

    E, conforme explicado, apenas colaboradores que sofreram demissão sem justa causa podem solicitar o saque.

    Isso porque, caso a demissão tenha ocorrido em outras circunstâncias, os valores são bloqueados, e só poderão ser retirados futuramente, e em ocasiões ainda mais específicas.

    Mas, caso você atenda aos critérios de liberação, não deve existir nenhum problema para saque do benefício.

    Nesse caso, o prazo para saque é de até 30 dias úteis após a assinatura da rescisão do contrato de trabalho.

    Vale dizer que caso esse prazo acabe, você terá que solicitar uma nova chave para saque do FGTS à empresa.

    Por isso, é indicado retirar o FGTS assim que ocorra a liberação para saque.

    Assim, você garante o seu benefício e não precisa lidar com burocracias no caso de um novo pedido de código de liberação.

    Agora você já sabe a resposta para a dúvida sobre quantos dias para receber FGTS!

    Como sacar, após saber quantos dias para receber FGTS?

    Depois de tudo que vimos você certamente já sabe a resposta para a dúvida: Depois de ser mandado embora quantos dias para receber FGTS?

    E conforme vimos, o prazo para retirada do FGTS liberado é de até 30 dias úteis, a partir da data de liberação do benefício no processo de demissão.

    Mas, é muito comum que os trabalhadores tenham dúvidas sobre o saque, afinal de contas, como sacar o FGTS?

    A boa notícia é que não é difícil fazer esse saque, visto que basta ir até a Caixa com os documentos que comprovem a rescisão do contrato de trabalho.

    Além disso, é importante levar a carteira de trabalho, para que o atendente possa confirmar as condições em que o encerramento de contrato ocorreu.

    Isso deve ser suficiente para que ocorra a liberação do seu FGTS para saque.

    Lembrando que essa solicitação pode ocorrer em até 5 dias úteis após a assinatura da rescisão, e o trabalhador tem até 30 dias para fazer o saque.

    Como já vimos, caso passe os 30 dias será necessário solicitar uma nova chave de saque à empresa.

    Essa chave funciona como um código de liberação do FGTS.

    Por isso, a fim de facilitar o processo, vale ir o quanto antes fazer o saque! 

    Fui sacar o FGTS e não tinha nada: o que fazer?

    Não é incomum vermos casos de trabalhadores que ao tentar retirar o FGTS, percebem que não existe nenhum valor na conta correspondente ao último contrato de trabalho.

    Essa situação pode ser bem angustiante, visto que impede o trabalhador de fazer o saque.

    Em geral, ela pode ocorrer por diversos motivos, que variam desde divergências de cadastro do PIS, até mesmo falha de depósito por parte da empresa.

    No caso da divergência do PIS, basta ir até uma agência da Caixa Econômica, onde um atendente fará a regularização do cadastro e liberação do benefício.

    Mas, no caso de ausência de depósito, esse é um problema mais sério, visto que, por lei, a empresa não pode deixar de fazer os pagamentos de FGTS.

    Nesse caso, você deve entrar em contato com a empresa e solicitar os depósitos do FGTS.

    Se isso não resolver, acione o Ministério do Trabalho e não hesite em abrir um processo trabalhista para resolver a situação.

    Lembre-se que existe prazo para requerer FGTS não depositado, então, não vacile.

    Estas foram as informações para responder a dúvida: "depois de ser mandado embora quantos dias para receber FGTS?".

    Se você deseja saber mais sobre esse assunto, confira os demais posts do Valor Notícias sobre o FGTS! 

    Tem como consultar FGTS pelo CPF por ligação? Saiba agora!
    Trends