Renda extra com pouco investimento

Conquistar a independência financeira é o sonho de 11 em cada 10 brasileiros. Mas como conseguir uma renda extra com pouco investimento?

Para te ajudar a encontrar o caminho perfeito para ganhar aquela graninha extra sem a necessidade de fazer grandes investimentos, separamos algumas ideias que podem ser uma ótima solução para você – e para o seu bolso. O conteúdo de hoje será dividido nos tópicos listados abaixo: 

Anúncios

  • O que é renda extra?
  • Qual a importância de ter uma renda extra?
  • É possível ter uma renda extra com pouco investimento?
  • Ideias para ter renda extra com pouco investimento
  • Conclusão

O que é renda extra?

Renda extra é todo e qualquer dinheiro que você ganha realizando trabalhos alternativos, ou seja, que não fazem parte da sua ocupação principal. Por exemplo:

A Dona Neide possui um salão e trabalha como manicure, pedicure e depiladora, e nas horas vagas, ela vende bolos e doces por encomenda para conseguir aquela renda extra.

Essa é uma forma bastante buscada pelos brasileiros para dar uma reforçada no orçamento e ajudar a fechar as contas no final do mês ou até mesmo serem utilizadas para reforçar suas economias.

Qual a importância de ter uma renda extra?

Em tempos normais, ter uma fonte de renda extra é uma excelente forma de ajudar nas contas no final do mês. Graças a ela, é possível ter um controle maior dos gastos e da sua vida financeira em geral.

Em tempos de pandemia, ter uma renda extra é algo quase que essencial e que pode fazer toda a diferença no orçamento de uma família.

Com o aumento do desemprego, esse tipo de renda alternativa é o que ajudou/está ajudando milhões de famílias a enfrentar esse momento tão desafiador.

É possível ter uma renda extra com pouco investimento?

Sim, com certeza! Existem inúmeras maneiras de conquistar a tão sonhada renda extra, e o nível de investimento de cada uma dessas opções também muda. Com a ajuda da internet, ficou ainda mais fácil encontrar formas de ganhar um dinheiro a mais sem precisar investir valores iniciais muito altos.

Mas, antes de buscar qualquer opção para garantir uma fonte de renda extra, é necessário entender que você precisará investir tempo, dedicação e paciência para fazer o dinheiro entrar.

Ideias para ter renda extra com pouco investimento

Vamos ao que realmente interessa! Agora que você já sabe o que é renda extra e a importância de ter uma, listamos algumas ideias para te ajudar a decidir qual delas faz mais o seu perfil. São elas:

Invista para fazer seu dinheiro trabalhar para você

Atualmente, o que não falta no mercado são opções para quem quer investir. Então vamos começar com a opção mais vantajosa: enquanto você vive a sua vida tranquilamente, o dinheiro que você investiu tá lá, “trabalhando” para você.

Investir pode ser uma excelente opção para quem quer uma renda extra investindo pouco.

Você nem precisa ser um grande expert dos investimentos para entrar nessa área. Hoje em dia, existem plataformas como Nu invest e Rico que são bem fáceis de mexer.

E o melhor: graças aos vários tipos de investimentos disponíveis, é possível começar investindo valores menores. Tudo para te ajudar a encontrar o perfil que mais se encaixa com seus planos.

Pratique o desapego e ganhe dinheiro

Essa é uma excelente dica para quem tem um monte de coisas em casa – desde roupas e acessórios até livros e calçados – que não usa mais.

Por que não unir o útil ao agradável e vender tudo isso?

Além de render um bom retorno financeiro, você ainda consegue dar aquela organizada na sua casa ao vender aquelas coisas que, apesar de estarem em bom estado, muitas vezes só estavam ocupando espaço.

Nesta opção, o investimento é zero, já que é possível criar uma conta no Instagram ou em outra re2wade social exclusivamente para vender esses itens.

Além dessa opção, também existem sites especializados nesse tipo de venda de produtos, como o Enjoei, Mercado Livre, OLX e Estante Virtual (voltado exclusivamente para a venda de livros). 

Ofereça caronas enquanto viaja

Essa é uma opção para quem dirige e precisa viajar frequentemente e quer tirar alguma renda extra durante essas viagens. Se você viaja com lugares disponíveis no seu carro, pode dar carona para pessoas que vão para o mesmo destino que você e ganhar um dinheirinho.

Para isso, existem aplicativos e sites que conectam os motoristas com os passageiros que precisam de carona. Dentre eles, o mais famoso é o BlaBlaCar.

Nele, o motorista consegue oferecer uma carona, informando modelo de carro, quantidade de vagas disponíveis, horário e local de partida/chegada e o valor da carona.

Passageiros que buscam viajar para o mesmo destino conseguem se conectar com esses motoristas e realizar a viagem.

Para garantir uma maior segurança – tanto dos motoristas, quanto dos passageiros – todos os usuários são avaliados através de um sistema disponibilizado pelo próprio aplicativo.

Essa é uma ótima opção tanto para quem busca carona – já que os valores tendem a ser melhores que outros meios, como ônibus – quanto para os motoristas, que conseguem faturar um dinheirinho extra realizando essas viagens. 

Seja um afiliado

Outra alternativa para quem busca ganhar aquele dinheiro extra é trabalhar como afiliado, vendendo produtos de terceiros pela internet.

Esses produtos – que podem ser digitais, como cursos, ou físicos, como acessórios) são vendidos através da sua divulgação, e você ganha uma comissão, que será equivalente ao número de compras que foram realizadas pelo seu link.

Atualmente, existem plataformas exclusivas para fazer a ponte entre os produtos e os afiliados, como a Afilio.

Uma das principais vantagens é que você pode divulgar esses produtos por meio das redes sociais e internet, sem precisar sair de casa.

Conclusão

E aí? O que achou dessas opções?

Como você pôde ver, as oportunidades para quem quer ganhar aquela renda extra é o que não falta. São opções nas mais diversas áreas, e para vários tipos de perfil. Agora é só escolher aquela que mais chamou a sua atenção, se planejar certinho e iniciar a sua jornada rumo à tão sonhada independência financeira!

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Nu Invest: o que você precisa saber sobre a nova ferramenta do Nubank!

Trends