Saque FGTS de R$ 1.045,00 será liberado 15 de junho

A Caixa Econômica Federal já confirmou o que saque FGTS no valor de R$ 1.045,00 que terá início no mês de junho, especialmente no dia 15.

Anúncios

Esse valor, também chamado de saque emergencial, é uma medida adotada pelo Governo Federal na tentativa de diminuir os impactos na economia causados pelo novo coronavírus.

Como vai funcionar?

Segundo as informações oficiais que foram divulgadas, os recursos serão disponibilizados nas contas antigas, daqueles que tem emprego atualmente.

Além disso, o valor também estará disponível nas contas inativas, que são daqueles trabalhadores que estavam empregados anteriormente.

Com relação aos valores do FGTS, eles podem chegar até um salário mínimo (1.045,00).

Dessa maneira, o prazo vigente de pagamento terá início no dia 15 de junho e se estenderá até dia 31 de dezembro de 2020.

O calendário do saque FGTS ainda não foi divulgado pela Caixa Econômica Federal.

No entanto, como mencionado, a data de início já foi estabelecida, que começará dia 15 de junho e terminará em dezembro de 2020.

De acordo com a Medida Provisória, haverá uma ordem de saque para trabalhadores que possuem mais de uma conta do FGTS ativa.

Sendo assim, os primeiros saques serão das contas vinculadas a trabalhos extintos e que possuem menor valor de saldo disponível.

Em seguida, os trabalhadores com as contas ativas, que possuem valor baixo de saldo, poderão realizar os saques.

Contudo, quem preferir não fazer o saque emergencial deverá comunicar a Caixa até a data de 30 de agosto.

Isso porque, se a decisão não for comunicada, o valor será depositado de forma automática na conta poupança do trabalhador.

Como consultar o saldo do FGTS?

É possível fazer a consulta do saldo para saber se o trabalhador poderá fazer o saque FGTS.

Para isso, basta entrar no site da Caixa Econômica Federal ou baixar o aplicativo do FGTS no celular, que está disponível na Google Play e na AppStore.

Desse modo, ao entrar no aplicativo, será solicitado ao trabalhador que insira o número do NISS (o número de Identificação Social) ou CPF.

Após preenchimento, é necessário ir para a opção “Cadastrar Senha”.

Pelo site da Caixa, por sua vez, será necessário informar também o número do NIS e o CPF e, em seguida, fazer o cadastro da senha.

Por fim, feito esse cadastro inicial, basta entrar e criar uma senha de 8 dígitos, que precisa conter letras e números.

A partir disso, é possível assim fazer a consultado do saldo para saber se poderá fazer o saque FGTS.

Trends