Como conseguir dinheiro emprestado urgente

Conseguir dinheiro emprestado urgente pode ser mais simples que você imagina. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para não prejudicar a sua saúde financeira. 

Anúncios

Ficou com o saldo negativo? Carro deu problema? Filho ficou doente? Emergências acontecem e em muitas das vezes, não estamos preparados financeiramente para arcar com elas. Por isso, é importante ter conhecimento das formas de ganhar dinheiro e sair desse problema. 

Dentre as alternativas possíveis para ganhar dinheiro, solicitar um empréstimo é a mais comum. Porém, como fazer isso? Além disso, vale a pena pedir dinheiro emprestado? 

Mesmo não sendo uma das soluções mais indicadas, devido aos altos juros, quando você 

faz um empréstimo consciente, é muito mais fácil organizar o orçamento familiar e reverter a situação. 

Para que você consiga resolver seu problema de forma responsável e segura, selecionamos as melhores dicas para você! Continue a ler o artigo para saber mais. 

Neste post, você vai conferir:

  • 5 formas de conseguir dinheiro emprestado
  • Empréstimo Consignado
  • Empréstimo com garantia
  • Empréstimo pessoal
  • Empréstimo na conta de luz
  • Antecipação do imposto de renda

5 Formas de conseguir dinheiro emprestado 

Quando estamos em situações difíceis, especialmente financeiras, temos a tendência de querer resolver da forma mais rápida possível, o que pode resultar em um mau negócio. 

Porém, existem algumas opções seguras de conseguir dinheiro, com ótimas condições. 

Antes de tudo, não podemos deixar de lembrar que antes de fazer uma solicitação de empréstimo, você deve verificar as taxas de juros, pois sua porcentagem varia bastante entre cada instituição financeira. 

A seguir, confira quais são as 5 alternativas que selecionamos para você pedir dinheiro emprestado.

Empréstimo consignado 

O empréstimo consignado é uma ótima opção por ter taxas de juros atrativas, pois ele usa o seu rendimento como garantia de pagamento, afinal, os descontos das parcelas são feitos diretamente na sua folha de pagamento ou de benefício previdenciário. 

Essa modalidade de empréstimo pode ser feita por trabalhadores assalariados, aposentados e pensionistas do INSS. 

Dessa forma, o banco entende que as chances de inadimplência são menores e você conseguirá arcar com todas as parcelas até o fim. 

Empréstimo com garantia 

Provavelmente o mais vantajoso dessa lista, com as menores taxas de juros e melhores prazos de pagamento. Para realizar um empréstimo com garantia, basta ter algum bem que possa ser oferecido como garantia. 

Pode ser um imóvel, veículo ou até mesmo o seu salário. Você oferece o bem ao banco como garantia de pagamento da dívida. 

Enquanto a dívida não for quitada, o bem ficará em alienação fiduciária. Mas você continua a usufruir dele normalmente. 

Justamente por essa garantia que o banco consegue liberar as melhores condições de empréstimo, pois tem a segurança que caso você não consiga cumprir com as parcelas, ele terá outra forma de ter o dinheiro de volta. 

Empréstimo pessoal 

Uma das modalidades de crédito com juros mais caros, o empréstimo pessoal é feito sem muita burocracia e, se aprovado, o dinheiro cai rapidamente na sua conta bancária. 

Essa modalidade é exclusiva para pessoas físicas e, dependendo da instituição financeira, pode ser solicitado diretamente pelo aplicativo do banco. 

Empréstimo na conta de luz 

Essa modalidade permite fazer um empréstimo com débito direto em conta de consumo. Ou seja, as parcelas serão pagas mensalmente na sua conta de luz. O valor da parcela será somado ao consumo de energia da sua residência no mês. 

É uma boa opção de empréstimo para pessoas negativadas, pois, para solicitar essa modalidade, basta estar com a conta de energia em dia. 

Um ponto importante a ser ressaltado é que a parcela máxima do empréstimo é limitada a duas vezes o valor médio da conta de energia elétrica. Para minimizar a possibilidade de inadimplência. 

Antecipação do Imposto de Renda 

Caso você tenha uma restituição do Imposto de Renda para receber, uma boa alternativa é solicitar o adiantamento do valor junto ao banco. 

Essa modalidade costuma ter taxas mais baixas e boas condições de contratação. Além de ser simples de solicitar. 

Mesmo com toda a facilidade, é preciso estar atento ao pagamento da dívida. Muitas instituições financeiras costumam debitar na sua conta no dia que cai a restituição, portanto, caso você não tenha saldo, pode ser um problema. 

Outro ponto que merece atenção é que no caso de correção na sua declaração, o total da restituição pode sofrer alterações, porém, os bancos fazem o empréstimo sob o valor original, ou seja, sua restituição pode não cobrir a dívida. 

Não consigo fazer empréstimo agora, como consigo dinheiro urgente?” 

Mesmo que você esteja passando por grandes dificuldades financeiras, soluções rápidas nem sempre são as mais seguras, como no caso do empréstimo com agiota. 

Solicitar um empréstimo é um processo burocrático e pode ser um pouco demorado. Mas existem algumas coisas que você pode fazer para conseguir dinheiro rápido, que podem ajudar a diminuir o aperto no momento, como plataformas de desapegos e redes sociais. 

Seu sapato que é raramente usado ou roupas que não servem mais podem ser a solução. Olhe se você tem algo que esteja utilizando mais e possa ser vendido. 

Ou então, caso você tenha um pouco dinheiro, investir na comercialização de algum produto feito por você, como brigadeiros. 

Quando pedir dinheiro emprestado? 

Essa questão é bem pessoal, mas em algumas situações, o empréstimo é a solução mais rápida. Como: 

Pagamento de dívidas: caso você tenha muitas dívidas, com juros altos, um empréstimo pode ser uma opção para quitá-las. Afinal, você fica com uma única dívida e pode procurar lugares com taxas de juros que compensem. 

Emergências financeiras: o recomendo é que tenhamos sempre um valor reservado para emergências, mas quando isso não é possível, um empréstimo pode ser a resposta. 

Projetos: o ideal é que seja feito um planejamento financeiro para conseguir esse valor sem precisar de empréstimo, porém, solicitar crédito é uma opção. Claro, desde que antes seja feita muita pesquisa para que você contrate com as melhores condições.

Cuidados ao realizar um empréstimo 

Conhecer a instituição financeira é a primeira coisa a se fazer. Pesquise, se informe, procure a situação da empresa e tudo que for pertinente. 

Você pode pesquisar sobre a instituição no Reclame Aqui, site que permite que consumidores coloquem suas reclamações, e as empresas dão um retorno sobre as situações. Basta digitar o nome na barra de procura e ler as reclamações e como elas foram resolvidas. 

E lembre-se, nenhuma instituição financeira de confiança pede um depósito ou adiantamento para liberar o empréstimo. 

Mantenha o controle 

Manter a saúde financeira em dia é muito importante. Por isso, sempre tenha um bom planejamento, eles podem ajudar a realizar seus sonhos, tirar suas metas do papel e ter uma reserva de emergência, para você não precisar recorrer a financiamentos ou empréstimos. 

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Cartão ideal: Santander SX.