O que é hipoteca de imóveis?

A hipoteca de imóveis é uma linha de crédito muito usada nos Estados Unidos, mas que não funcionou muito bem aqui no Brasil.

Anúncios

O-que-é

No Brasil existem muitos modelos diferentes de empréstimo, normalmente, os mais vantajosos é quando o solicitante pode dar algo como garantia de pagamento da dívida, por exemplo, casa ou veículo.

Esses modelos de empréstimos tem uma taxa de juros menor e melhores condições de pagamento.

Por isso, é comum que as pessoas prefiram recorrer a empréstimos com garantia, inclusive, no texto hoje falaremos sobre a hipoteca de imóveis: o que é, como funciona e muito mais!

Não deixe de realizar a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! Veja abaixo o que te espera:

  • O que é uma hipoteca de imóveis?
  • Quais as vantagens da alienação fiduciária?
  • Como funciona a hipoteca de imóveis?
  • Qual banco oferece essa linha de crédito?
  • Conclusão.

O que é hipoteca de imóveis?

Você já deve ter ouvido a palavra em algum filme, série ou programa de televisão americano. 

Isso porque, a hipoteca de imóveis é uma linha de crédito muito comum nesse país. No Brasil, o termo não foi muito difundido, aliás, essa linha de crédito é similar ao empréstimo com garantia de imóvel.

Na verdade, em nosso país os bancos trocaram a hipoteca pelo empréstimo com garantia, pois conta com a alienação fiduciária, sendo assim, é mais seguro para a instituição financeira, rentável e envolve menos barreiras legais.

Espera, aí! Você sabe o que é alienação fiduciária?

Apesar de o nome ser complicado, é simples compreender o que esse termo significa.

Esse termo se refere a uma garantia em uma transação de compra de bens. Funciona como um financiamento.

Por exemplo, você solicita um empréstimo e coloca um bem seu no nome do credor até que você pague a quantia solicitada, essa medida é tomada para garantir o pagamento da dívida.

Para ser ainda mais claro, vamos dissecar o termo: 

  • alienar = transferir um bem para outra pessoa + fidúcia = confiança, ou seja, transferir a propriedade de um bem para outra pessoa de/ou com confiança.

Ficou claro?

Portanto, o empréstimo com garantia é mais vantajoso para a instituição, pois o bem é transferido para o seu nome até que o valor do crédito seja quitado.


Quais as vantagens da alienação fiduciária?

Bom, apesar de ser algo assustador passar um bem tão importante para o nome de uma instituição financeira. 

A alienação fiduciária tem lá seus benefícios. A principal vantagem é a redução na taxa de juros. Os juros para essa linha de crédito são bem menores se comparados a outros modelos.

Além disso, é possível conseguir valores maiores, mas com um ótimo prazo para pagamentos.

Como há uma garantia, o processo de aprovação também é mais simples, não há muitas exigências para análise de crédito, por exemplo, nome limpo e pontuação alta no score.

A alienação fiduciária também serve para adquirir outros bens, não apenas o empréstimo com garantia de imóvel.

Agora que você já entendeu o que é alienação fiduciária, voltaremos a falar sobre a hipoteca de imóveis.


Como funciona a hipoteca de imóveis no Brasil?

como-funciona-a-hipoteca-de-imóveis-no-Brasil

Nessa linha de crédito o solicitante coloca o imóvel como garantia para solicitar um empréstimo, sendo assim, ele consegue valores e prazos para pagamentos maiores, e juros baixos.

Isso porque, se ele não pagar a dívida no prazo certo, o banco pode usar o imóvel que está em seu poder para quitar a dívida.

Contudo, como já foi dito anteriormente, os bancos brasileiros não fornecem mais essa linha de crédito, aliás, ele foi trocado pelo empréstimo pessoal com garantia de imóvel.

A principal diferença entre essas linhas de crédito é que, na hipoteca não há a alienação fiduciária, ou seja, o imóvel continua no nome do devedor.

Então, isso é mais prejudicial para a instituição, pois se ela tentar usar o bem para pagamento da dívida, caso não seja paga, ela terá muitas dificuldades.

Outra característica da hipoteca de imóveis é que o devedor também pode negociar o imóvel com outra pessoa, ou até mesmo instituições para fazer outro empréstimo.

No entanto, se o proprietário fizer isso, o crédito hipotecário expira, logo, ele terá que pagar o valor de uma só vez.

Esses foram alguns dos motivos que fizeram as instituições financeiras brasileiras pararem de trabalhar com a hipoteca de imóveis e adotaram o empréstimo pessoal com garantia de imóveis, pois é bem mais seguro para elas.


Qual banco faz a hipoteca de imóveis no Brasil?

Como já foi dito, é muito raro encontrar um banco que faça hipoteca de imóveis no Brasil.

Entretanto, se você está em busca de uma linha de crédito vantajosa onde possa usar o imóvel como garantia, confira abaixo uma lista com o nome de alguns bancos ou correspondentes bancárias onde você pode fazer o empréstimo pessoal com garantia de imóvel:

  1. Creditas;
  2. Santander;
  3. Cashme;
  4. Banco Inter;
  5. Banco do Brasil;
  6. Serasa;
  7. Itaú;
  8. BV Financeira.

Como pode ver, existem ótimas instituições financeiras que oferecem esse crédito aqui no Brasil, você só precisa comparar para ver qual é a opção mais vantajosa.


Conclusão

A hipoteca de imóveis não é um crédito mais oferecido no Brasil, isso devido às desvantagens que ele oferece para a instituição financeira.

Contudo, elas acabaram adotando um crédito similar onde é vantajoso para ambos, é o crédito com garantia de imóvel.

Se quiser saber mais detalhes sobre esse modelo de empréstimo, aqui em nosso blog você encontra alguns conteúdos relacionados. Não deixe de fazer um tour pela aba “Empréstimos” e “Notícias”.

Recomendação de leitura: Como ativar o pagamento por aproximação no cartão de crédito?

Trends