O que é boleto bancário e como funciona esse tipo de cobrança?
Você sabe o que é boleto bancário e como emitir um? Leia o texto e descubra!
Anúncios

O boleto bancário é um meio de pagamento muito utilizado no Brasil. Apesar de existir outros meios de pagamentos eletrônicos, o boleto ainda é muito utilizado.
Segundo a Febraban, mais de 10 milhões de boletos são pagos diariamente no Brasil, cerca de 3,7 bilhões ao ano.
Esse meio de pagamento foi criado antes mesmo do surgimento de lojas virtuais, no entanto, até hoje, ainda é uma ferramenta muito importante para o e-commerce.
No texto de hoje você descobrirá o que é boleto bancário e como ele funciona, além disso, descobrirá como pagar, vantagens e muito mais!
Não deixe de conferir!
Índice do texto:
- Como funciona o boleto bancário?
- Como se faz um boleto bancário?
- Qual a diferença entre boleto e fatura?
- Como pagar um boleto bancário pelo?
- Vale a pena parcelar um boleto?
- O que é DDA?
- Como funciona o buscador de boletos Nubank?
- Conclusão.
Como funciona o boleto bancário?
O boleto bancário foi criado pelo Banco Central do Brasil em 1993. Com esse documento é possível realizar cobranças em ambientes virtuais e físicos.
Apesar da popularização e diversificação dos meios de pagamentos eletrônicos, esse documento ainda é muito utilizado no país.
Muitas pessoas preferem pagar suas contas via boleto bancário, principalmente quem não tem cartão de crédito.
Para tornar esse meio de pagamento ainda mais vantajoso, atualmente já é possível até mesmo parcelar compras no boleto bancário.
Essa função inovou esse método de pagamento, mas não o fez perder sua simplicidade e praticidade.
Esse documento tem sua regulamentação feita pela Febraban, por isso, é muito seguro. Entre os dados que devem conter no boleto bancário, podemos destacar, por exemplo:
- Data de vencimento;
- Valor da cobrança;
- Dados da empresa ou PF responsável pela cobrança;
- Nome da instituição financeira responsável pela cobrança.
Fora isso, no boleto bancário ainda vem o código de barras, pois é justamente com essa informação que o pagador consegue efetuar o pagamento do boleto.
Como se faz um boleto bancário?
Além de pagar suas contas com boletos bancários, você também pode realizar cobranças com esse meio de pagamento.
Se você trabalha com algum tipo de venda, isso pode te trazer muitas vantagens, por exemplo, oferecer mais formas de pagamento para seus clientes que compram online.
Para fazer um boleto de cobrança, você precisa ter uma conta digital que aceite depósitos via boletos bancários.
Em seguida, você acessa o aplicativo e gera um boleto de cobrança com o valor desejado;
Compartilhe o boleto para a pessoa realizar o pagamento. Após o pagamento, em no máximo dois dias úteis o dinheiro estará na sua conta.
Entre os melhores bancos digitais para pagar e emitir boletos bancários, podemos destacar:
- Nubank;
- Inter;
- Iti;
- Bitz;
- Mercado Pago;
- PicPay;
- Super Digital;
- Banqi;
- PagBank.
Qual a diferença entre boleto e fatura?
A fatura é um documento comumente do cartão de crédito. Nela vêm discriminados todos os dados referente aos gastos com cartão.
Praticamente tudo o que você precisa saber sobre seu cartão de crédito, os gastos com ele estão na fatura: valores, taxa de juros, limite disponível e utilizado, parcelamento, etc.
Além dos dados sobre os serviços ou itens adquiridos, a fatura também vem com um boleto bancário, que corresponde ao valor que deve ser pago pelos serviços ou produtos descritos.
Ela pode conter cobranças futuras e também pode ser parcelada. Nessa opção o cliente tem a possibilidade de pagar apenas parte do valor cobrado.
Entretanto, os novos valores serão recalculados com acréscimo de juros.
A fatura não tem caráter de cobrança se não tiver com um boleto, ou seja, código de cobrança. Então, ela serve apenas para informar.
No entanto, o boleto não precisa necessariamente de uma fatura, mas é preciso conter dados importantes sobre a cobrança, assim como na fatura.
Além disso, o pagamento do boleto deve ser integral, é como um pagamento à vista.
Como já foi dito anteriormente, já existe a possibilidade de parcelar boleto, mas ela acontece de maneira diferente da fatura.
É preciso passar por uma análise de crédito em uma instituição que parcele boleto, na verdade, acontece como um financiamento.
Se a empresa aprovar o parcelamento do seu boleto, você poderá adquirir o item. Você pode descobrir mais detalhes sobre parcelamento de boleto com a VirtusPay.
Agora que já descobriu o que é boleto bancário, você sabe como pagar um? Acompanhe!
Como pagar um boleto bancário?
Já dizia o pensador contemporâneo: Uma pessoa com os boletos pagos não quer guerra com ninguém!

Se tem um boleto a vencer, mas ainda não sabe como pagá-lo, calma! Já te explico.
Você pode pagar um boleto em agências bancárias, casas lotéricas, caixa eletrônico, Internet Banking ou pelo aplicativo do seu banco.
Se for pagar em ambientes físicos, o boleto precisa ser impresso, nem todos os estabelecimentos aceitam receber apenas o número do código de barras.
Faça o seguinte, leve o número do boleto e uma versão impressa, caso seja exigido.
O ideal é que eles não sejam impressos, pois evitam golpes com boletos falsos, com exceção dos boletos que você já recebe impresso da empresa de cobrança.
Contudo, no caso dos boletos gerados pela internet, o ideal é que eles não sejam impressos. Você pode pagá-los pelo app do seu banco ou Internet Banking.
Além de ser mais cômodo, é mais seguro. Saiba mais no texto🔜 Paguei boleto falso, e agora?

Vale a pena parcelar um boleto bancário?
O boleto bancário é como um meio de pagamento à vista. No entanto, alguns cartões de crédito oferecem a possibilidade de parcelamento, por exemplo, o PicPay Card.
Com essa alternativa você pode parcelar seus boletos em até 12x. O cobrador receberá o pagamento à vista, mas o PicPay assumirá a dívida.
Em outras palavras, você pagará o valor na fatura do seu cartão de crédito parcelado, contudo, esse serviço tem acréscimo de juros.
Se você optar por parcelar seu boleto em alguma outra empresa, esse serviço também terá cobrança de juros, inclusive, eles podem ser mais altos se comparados aos de uma conta digital.
Portanto, não vale a pena parcelar um boleto bancário. Assim, você evita a cobrança de juros.
Outra forma de evitar a cobrança de juros é não atrasando o pagamento dos seus boletos, para facilitar o processo, você pode colocar os pagamentos do boleto em débito automático ou usar o Boleto DDA.
O que é DDA?
A sigla DDA significa Dédito Direto Autorizado. Com esse serviço o banco consegue rastrear todos os boletos emitidos no seu CPF.
Dessa forma, você tem acesso a todos os boletos antes do prazo de vencimento, então consegue se organizar e pagá-los no tempo certo.
O DDA difere do débito automático, ele apenas localiza os boletos e outras cobranças atreladas ao seu CPF ou CNPJ. Mas é necessário autorizar o pagamento dos boletos.
Com essa função fica mais fácil ter o controle sobre seus pagamentos, além disso, dispensa a necessidade de emitir boletos.
Além de economizar tempo, o meio ambiente também é beneficiado. Fora isso, esse serviço é gratuito na maioria das instituições.
Outra vantagem é que você não precisa digitar os números do boleto e arriscar errar alguma numeração.
Infelizmente, algumas contas não podem ser pagas via DDA, sendo elas:
- Boletos de arrecadação de tributos;
- Contas de serviços públicos.
No entanto, você pode colocar essas contas em débito automático para não atrasar o pagamento.
Apesar de não ser muito conhecido, o DDA é o quarto meio de pagamento mais utilizado no Brasil, em quantidades de transações.
Inclusive, é oferecido por muitas instituições, por exemplo, C6 Bank, Mercado Pago, PicPay, Iti e Nubank.
Conheça abaixo um pouco mais sobre essa novidade no Nubank!
Como funciona o buscador de boletos Nubank?

No Nubank você consegue buscar e organizar seus boletos em um só lugar, além disso, pode realizar os pagamentos com facilidade pelo app.
A função de busca de boletos Nubank ainda é novidade no app e está sendo liberada aos poucos para os clientes.
Para verificar se já está disponível, abra o menu e clique em “Assistente de Pagamentos”, em seguida, clique em “Buscador de Boletos”.
Leia as informações que aparecerão na tela e clique em “Ativar”. Por fim, digite sua senha de quatro dígitos para confirmar.
Agora é só esperar o retorno do Nubank para notificar se a ativação foi concluída.
Se você ainda não é cliente Nubank, abra a sua conta para usufruir desse serviço e nunca mais atrase um pagamento de boleto.
A conta digital Nubank é uma das mais vantajosas da atualidade. Ela não possui anuidade e seu cartão de crédito também é gratuito.
Além disso, o saldo deixado por mais de 30 dias na conta rende até 100% do CDI. Essa conta também é uma alternativa para te ajudar a poupar, investir e realizar sonhos.
Você consegue abrir uma conta em poucos minutos e mesmo que o crédito não seja aprovado, é possível usar a conta normalmente e usufruir de muitas vantagens e benefícios.
Leia nosso texto e descubra🔜 Como abrir uma conta e solicitar o cartão Nubank.
Conclusão
Neste texto você descobriu o que é boleto bancário, além disso, descobriu como emitir e pagar um boleto.
Aqui em nosso blog você encontra muitos conteúdos que te ajudam a organizar suas finanças e sempre escolher entre os melhores serviços.
Continue acompanhando nossas notícias!