O que fazer para ter uma renda extra? 5 opções

Em tempos de crise, a pergunta que paira na mente das pessoas é: o que fazer para ter uma renda extra? 

Anúncios

Hoje, com o advento da internet, está cada vez mais comum usar as horas livres para conseguir uma renda extra, que vai ajudar na renda mensal da família, e a realizar alguns objetivos específicos. 

Então, existem algumas formas, e você pode encontrar a que mais se encaixa com a sua realidade e os seus objetivos. 

Para te ajudar, neste post separamos algumas informações interessantes, como:

  • Por que buscar uma renda extra?
  • Como saber se consigo buscar uma renda extra?
  • 5 opções de renda extra

Por que buscar uma renda extra?

Os motivos que levam uma pessoa a buscar renda extra são muitos, mas o principal deles, atualmente, é a crise que está instaurada no país. Por causa da inflação, os preços de produtos básicos que precisamos diariamente estão lá em cima, e até para sobreviver está difícil. 

Então, pessoas de todas as idades se perguntam sobre o que fazer para ganhar uma renda extra em 2021, afinal, toda a situação não colabora para que as pessoas assalariadas descansem nesse momento, mas sim, trabalhem mais. 

Em resumo, existem muitas razões para buscar uma renda extra, desde a necessidade de suprir alguma falta que o salário normal não supre, ou realizar alguma conquista em específico, que exige um pouco mais de esforço. 

Acompanhe nas próximas linhas algumas ideias que vão te ajudar a escolher o que fazer para ganhar uma renda extra. 


Como saber se consigo buscar uma renda extra?

Primeiro, você precisa saber se na sua rotina cabe uma atividade a mais para buscar uma renda extra. Afinal, para praticamente todas as sugestões que vamos colocar aqui, você vai precisar dispensar algum tempo a mais do seu dia trabalhando. 

Não trata-se apenas do serviço naquele momento, e existem alguns fatores por trás que demandam algum tempo, especialmente no começo quando não há muita experiência. 

Então, antes de decidir se você realmente tem condições de buscar essa renda extra, veja na sua semana quanto tempo você vai poder dedicar a isso e quanto você pretende lucrar com essa nova ideia. 

Depois, lembre-se que você precisa de dedicação, especialmente no começo. Vai ser um trabalho como outros e não significa que será mais fácil só por se tratar de uma renda extra. 

Entretanto, escolher uma coisa que você gosta muito de fazer pode tornar tudo mais leve. 

Agora, vamos às dicas! 


5 opções de renda extra

Trabalhe online

O trabalho nas redes digitais já se tornou profissão para muitas pessoas e pode ser uma ótima opção de renda extra para quem se dá bem nessa área.

As opções são inúmeras, variando desde trabalho nas redes sociais, em blogs, com e-mail marketing, fotografias para perfis, desenvolvimento de marca, produção de vídeos, roteiros para stories e reels e mais um monte de coisas nesse ramo de mídias. 

Caso você não se interesse tanto por essa área, pode optar também por dar aulas aulas particulares online, por exemplo, que é algo que você pode fazer de dentro da sua casa, para qualquer lugar do mundo, tendo apenas uma internet boa. 

E se nenhuma dessas opções for interessante para você, ainda temos uma lista com outras que você pode pesquisar e descobrir se são a sua cara:

  • Crie conteúdo para a internet
  • Tenha um blog
  • Seja afiliado
  • Seja um digitador
  • Crie um canal no youtube
  • Crie e-books
  • Faça um podcast
  • Desenvolva um curso

E assim por diante. A internet é um mundo inteiro na palma da sua mão. Aproveite disso e use seus recursos!

Venda objetos que não usa mais

Os brechós e bazares estão cada vez mais em alta e existem até grupos no facebook voltados exclusivamente para isso. Se você é uma pessoa que acaba acumulando bens que não usa e eles estão em boa qualidade, essa pode ser uma ótima opção. 

Você só precisa separar os itens, tirar boas fotos, e postar na internet com a descrição do produto e o valor que deseja cobrar. O diferencial desse tipo de venda é justamente um valor mais em conta por produtos que valham a pena. 

Então, nada de coisas danificadas para não manchar sua reputação, hein?

Você já viu nos filmes estadunidenses aquelas cenas em que as famílias colocam vários utensílios que não querem mais nas garagens e vendem para quem passar na rua? Aqui no Brasil, isso está se tornando cada vez mais comum, principalmente para instituições de caridade. 

O reaproveitamento está se tornando uma tendência. Considere essa opção! 

Ofereça serviços

Se você é profissional que presta serviços, pode usar algumas horas vagas para divulgação e assim conseguir mais clientes. 

É muito comum, por exemplo, alguns homens se dedicarem a serem “maridos de aluguel” e consertarem chuveiros, trocarem tomadas e prestarem alguns serviços mais básicos nas horas vagas para as pessoas. 

Esse é apenas um exemplo, mas você pode adequar de acordo com a sua realidade para conseguir renda extra. 

Revenda produtos 

A revenda de produtos é uma prática antiga ainda muito usada por muitas pessoas, e mais empresas aderem todos os dias a esse formato. 

Você deve conhecer as marcas Avon, Natura e Jequiti, por exemplo, certo? Vendendo produtos dessas empresas, você recebe uma porcentagem de lucro por cada venda, além de conseguir comprar mais barato para si mesmo. 

É ótimo para quem tem muitos conhecidos que gostam de produtos de beleza e cuidados pessoais, e pode gerar uma boa renda extra. 

Venda comida

Se já te falaram que você é um cozinheiro de mão cheia, não descarte a ideia de fazer algum tipo de comida para vender, e pode ser até mesmo no seu trabalho, se não houver nenhuma regra contra isso! 

Doce ou salgado, vender comida nunca vai sair de moda quando falamos de renda extra, pois as pessoas têm fome todos os dias, e quanto mais gostoso for seu prato, mais clientes fidelizados você terá. 

E aí, de qual das 5 opções você gostou mais?

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também O que precisa para dar entrada ao Auxílio-Doença?.

Trends