Pente-fino do INSS pode suspender benefício de 1,7 milhão de segurados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comunicou que desde setembro está notificando aqueles que tem seguros ou benefícios sociais que foram revisados administrativamente para um novo pente-fino.

Anúncios

A revisão é ato discricionária da autarquia, ou seja, o segurado pode ser convocado a qualquer momento.

Dessa maneira, cerca de 1,7 milhão de beneficiários precisam ser analisados novamente, comprovando através de documentos a concessão do benefício.

Portanto, os beneficiários estão sendo convocados através de cartas, tendo até 60 dias para responder ao INSS depois de ter ciência da notificação.

Além da carta, de acordo com o INSS, também é possível acessar o site ou aplicativo Meu INSS para verificar se existe alguma correspondência digital relacionada ao benefício na seção “Minhas Mensagens”.

Então, como uma forma de ajudar os segurados, abaixo está explicado como tem acontecido essa nova comprovação, bem como as regras e os requisitos para que não se perca o benefício.

Fui notificado para o pente-fino do INSS e agora?

Nesse caso, o INSS disse que será necessário realizar o envio dos documentos do beneficiário através do Meu INSS, que deve ser acessado mediante o login e a senha.

Assim, o serviço solicitado é “Atualização de Dados de Benefício”, onde será preciso anexar as cópias dos documentos pessoais ou representante legal, caso houver, além da carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS).

Caso tenha dificuldade em realizar o procedimento online, é possível agendar o comparecimento ao INSS através do telefone 135.

O que acontece se a documentação não for enviada?

Aquele segurado que for notificado e não responder ao INSS dentro do prazo de 60 dias terá o seu benefício suspenso.

Sendo assim, caso complete 30 dias de suspensão e o mesmo não apresentar a documentação, esse terá o benefício bloqueado e perderá o acesso ao recurso que foi disponibilizado.

Diante disso, é extremamente importante fazer o envio dos documentos no novo pente-fino do INSS.