É possível fazer Pix com cartão de crédito?
Se tem uma coisa que caiu nas graças dos brasileiros recentemente, essa coisa é o Pix. Mas dá para fazer pix com cartão de crédito?
Anúncios
O modelo de pagamento, que foi lançado no final de 2020, rapidamente se tornou um dos principais meios de pagamento utilizados aqui no Brasil.
Isso fez com que, hoje em dia, o Pix seja a forma mais popular de adquirir produtos e serviços, juntamente com um bom e velho conhecido do brasileiro: o cartão de crédito.
Ao associar duas das formas de pagamento mais utilizadas em território nacional, é praticamente impossível pensar: será que é possível fazer Pix com cartão de crédito?
E é essa pergunta que vamos responder no material de hoje!
Nesse conteúdo vamos conhecer mais sobre essa novidade na forma que realizamos nossos pagamentos e explicar se a junção cartão de crédito + pix é algo possível nos dias de hoje.
Para tornar a sua leitura mais fácil, separamos o texto nos seguintes tópicos:
- O que é Pix?
- Vantagens do Pix
- É possível fazer Pix com o cartão de crédito?
- Conclusão
O que é Pix?
Por mais que seja um método de pagamento que se popularizou muito rapidamente, ainda há pessoas que desconhecem esse meio.
O Pix, lançado em novembro de 2020, é uma nova forma de realizar os pagamentos e transferências do dia a dia de uma maneira bem mais rápida e fácil.
O modelo de pagamento foi criado para ajudar na democratização na forma como o público realiza as suas transações financeiras, independente do banco ou conta.
Com o Pix, é possível enviar e receber qualquer quantia em dinheiro de forma instantânea, a qualquer momento e em qualquer dia da semana.
Além disso, ainda é possível realizar cobranças através da suas chaves do Pix.
Essas chaves de transação – também conhecidas como chaves Pix – podem ser cadastradas pelo cliente a qualquer momento e de maneira bem rápida. Utilizando informações como número de telefone celular, CPF ou CNPJ, endereço de email e torná-la uma chave Pix.
Além dessas opções citadas, o cliente também consegue gerar uma chave aleatória.
Nessa opção, que é bastante utilizada por quem não quer vincular nenhuma informação pessoal à chaves Pix, o cliente consegue gerar uma sequência de letras e números aleatória para tornar sua chave Pix.
Vantagens do Pix
Como citado no tópico anterior, a principal vantagem – e o motivo central pelo qual o Pix conquistou milhões de usuários tão rapidamente – é a praticidade!
A facilidade em receber e enviar dinheiro onde e quando quiser fez com que o método ganhasse o coração dos brasileiros da noite para o dia.
Além dessa, outras vantagens que o Pix oferece são:
Chegou para substituir os TEDs e DOCs
Antes da chegada do Pix, as formas disponíveis para quem precisava realizar transferências entre uma conta e outra eram o TED e o DOC.
Apesar de já terem sido boas ferramentas para esse tipo de operação financeira, esses meios possuem restrições referentes aos dias e horários para realizar essas transferências
Isso fazia com que a quantia demorasse muito – dependendo do caso, até mesmo dias – para chegar ao destino final.
Além disso, essas operações incluem o pagamento de taxas de quem estava transferindo. Com a chegada do Pix, eles ficaram para trás.
É um meio de pagamento grátis
Como dito no tópico anterior, diferente do TED e DOC, o Pix é um serviço 100% gratuito para as pessoas físicas que utilizam o método. Isso faz com que, além de rápido, o sistema seja bastante acessível para todos os públicos.
Na palma da sua mão
Como é uma opção que prioriza a acessibilidade, as transações por Pix são realizadas diretamente pelo celular do cliente, sem necessidade de se dirigir até um caixa eletrônico ou agência bancária para transferir a quantia.
Tudo de maneira rápida e fácil!
E, além das chaves que podem ser cadastradas – como citado lá no começo do texto – os clientes que utilizam o Pix também possuem a opção de realizar pagamento usando a tecnologia de QR Code.
Quem faz um pagamento por Pix precisa apenas ler o QR Code gerado por quem irá receber o dinheiro.
Essa é uma ótima maneira de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço realizarem a cobrança de pagamento. Através do QR Code, o pagamento cai na hora de maneira bem rápida!
É possível fazer Pix com o cartão de crédito?
Agora chegou a hora de responder a pergunta que não quer calar: será que é possível associar as duas formas de pagamento e fazer Pix com o cartão de crédito?
Infelizmente, a resposta é não. Como o Pix é ligado diretamente com a conta bancária do cliente, ele e o cartão de crédito não possuem nenhum tipo de ligação.
Isso faz com que não seja possível fazer a junção dos dois meios de pagamento em um só.
O serviço que alguns bancos e empresas de cartão de crédito oferecem aos seus clientes é sacar ou utilizar parte do seu limite como débito.
Mas esse serviço costuma acarretar em juros, já que é uma espécie de empréstimo que o banco está fazendo para o cliente.
Isso faz com que esse método possa não ser dos mais viáveis para todos.
Mas vale lembrar que nada impede dessa maneira se tornar um serviço oferecido pelos bancos e instituições financeiras num futuro próximo.
Conclusão
Eu sei que a resposta que você encontrou aqui pode não ser a que você esperava.
Mas é importante ter em mente que, há alguns anos atrás, a ideia de transferir e receber dinheiro em menos de 10 segundos e sem pagar nada por isso também soava como algo muito distante, né?
A esperança é que, com os avanços das fintechs e dos serviços bancários, é bem possível que essa opção se torne algo viável para os clientes no futuro.
Cabe a nós, como fãs e usuários assíduos de ferramentas bancárias como o Pix, aguardar – e torcer – para que a ferramenta se atualize e o surgimento dessa opção não demore para chegar até o público.
O que achou do conteúdo? Aproveite e leia também Como pagar as contas com cartão de crédito?