Saque em dinheiro do auxílio emergencial tem início dia 27
O benefício do auxílio emergencial de R$ 600,00, destinado para os trabalhadores de baixa renda que estão sendo afetados pela pandemia do covid-19, nova doença causa pelo coronavírus, poderá começar a ser sacado em dinheiro no dia 27.
Anúncios
A Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos dos valores, informou o novo calendário na segunda-feira (13).
Dessa maneira, os saques irão ocorrer de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.
Assim sendo, as retiradas no dia 27 de abril serão destinadas para as pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro. Já no dia 28, o saque poderá ser realizado por aqueles que nasceram em março e abril. No dia 29, o saque será destinado para os nascidos em maio e junho, dia 30 para os nascidos em julho e agosto.
Então, no mês de maio, será a vez dos nascidos em setembro e outro fazerem o saque do benefício no dia 4. Por fim, os nascidos em novembro e dezembro, farão o saque no dia 5 de maio.
É importante lembrar que os valores dos benefícios poderão ser sacados sem que haja necessidade de cartão nas casas lotéricas, caso elas estejam abertas, e também nos caixas eletrônicos.
Apesar disso, a Caixa Econômica Federal frisa de que não há necessidade de fazer a retirada do dinheiro, pois ele pode ser movimentado através da poupança digital por meio do aplicativo Caixa Tem.
Por conseguinte, será possível fazer o pagamento de boletos e contas domesticas, bem como transferências ilimitadas para as contas da Caixa.
Além disso, é permitido a transferência gratuita para os outros bancos durante os próximos 90 dias.
Adiamento
A Caixa Econômica Federal ainda adiou o pagamento dos trabalhadores que utilizaram o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou o site do auxílio emergencial, para atualizarem as informações no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.
Então, esse grupo de pessoas são começaram a receber o auxílio de R$ 600,00 a partir da quinta-feira (16), na mesma data que tem o inicio do pagamento dos beneficiários do Bolsa Família.
Na semana passada, a Caixa ainda havia comunicado que o pagamento para quem não estava inscrito no CadÚnico, mas precisou atualizar os dados, começaria neste segunda-feira (13) para as mães solteiras e nesta terça (14) para os demais trabalhadores.
Esse contingente é principal composto por trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI) e contribuintes individuais ou facultativos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)
De acordo com o banco, o adiamento ocorreu porque a Dataprev só irá fazer o envio nesta terça pela manhã do lote inicial de informações de cerca de 34 milhões de brasileiros que fizeram o cadastro nos últimos dias.
Isto porque, a Caixa já havia enviado para Dataprev antes as informações dos inscritos para que fosse conferido se eles estão ou não dentro do critério de elegibilidade para receberem o benefício.