30% dos inscritos no CadÚnico não vão receber auxílio emergencial
A Dataprev, empresa responsável por identificar as pessoas que possuem direito ao auxílio emergencial de R$ 600,00, comunicou que finalizou no último domingo (12) dois sistemas de conferência de informações para realizar a indicação dos beneficiários do auxílio.
Anúncios
Assim, o cruzamento dos dados habilitou cerca de 51,4 milhões de brasileiros no Cadastro Único (CadÚnico), um número que representa 70% dos inscritos.
Dessa maneira, os dados dos cidadãos indicados já foram homologados pelo Ministério da Cidadania e enviados, ainda no domingo (12), à Caixa Econômica Federal, que vai realizar os pagamentos.
Dos 51,4 milhões que foram indicados, cerca de 9,6 milhões são referentes aos inscritos no CadÚnico e não beneficiários do Programa Bolsa Família. Por sua vez, os outros 41,8 milhões são beneficiários do Bolsa Família.
Logo, ao todo, o Cadastro Único tem cerca de 73,4 milhões de cadastros e é gerido pela Caixa Econômica Federal.
Processamento é realizado por lotes
O processamento dos pedidos realizados pelo site ou aplicativo da Caixa serão feitos em lotes pela Dataprev, empresa pública responsável por identificar as pessoas que vão receber o auxílio.
O primeiro conjunto será finalizado ainda nesta terça feira (14) e irá contemplará s requerimentos apresentados nos dias 7, 8, 9 e 10 de abril, o que totaliza 23 milhões de cadastros.
Em seguida, esse resultado será enviado para a validação do Ministério da Cidadania.
Para saber quem são as famílias que possuem direito ao auxílio, a Dataprev utilizou 3 métodos diferentes, obedecendo assim as especificadas de cada grupo.
Inicialmente, o sistema apontou um público potencial de cerca de 54 milhões de brasileiros.
Até o presente momento, fora feitos os cruzamentos de todos os inscritos – mais de 73,4 milhões de brasileiros – no CadÚnico até o dia 20 de março, com mais de 33 bilhões de registros no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), como, por exemplo, as bases oficiais que contém informações em relação ao vínculo empregatício, contribuições, remunerações ao INSS e muito mais.
Nova rodada de pagamento tem início hoje
O Governo Federal iniciou o pagamento nesta terça feira (14) de uma nova rodada de pagamento do auxílio emergencial de R$ 600,00.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, serão pagos até a sexta-feira (17) cerca de 4,7 bilhões para 9,4 milhões de beneficiários.
São 3 tipos de calendários de pagamentos diferentes:
- Um para quem recebe o Bolsa Família;
- Um segundo para os inscritos no Cadastro Único e que não recebem Bolsa Família e mulheres chefes de família;
- Um terceiro para quem se inscreveu pelo site ou aplicativo do auxílio emergencial.
Para o recebimento através da poupança digital da Caixa Econômica Federal, os saques em dinheiro terão início no dia 27.
No entanto, antes dessa data, é possível movimentar os recursos de forma digital de forma totalmente gratuita.