2024 é um ano bissexto: entenda o que isso significa

O próximo ano, 2024, é um ano bissexto, ou seja, terá mais dias que o normal, o que acontece poucas vezes.

Anúncios

Os anos bissextos existem desde o Império Romano e exigem adaptações por parte dos seres humanos, uma vez que os dias do ano divergem.

2024 é um ano bissexto e você precisa se preparar para ele. Portanto, confira a seguir o que isso significa!

O que são os anos bissextos?

O ano bissexto, como será 2024, acontece a cada quatro anos e conta com duração de 366 dias, de forma distinta aos demais que possuem 365 dias.

A inclusão de um dia no ano foi feita com o objetivo de aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra.

O movimento de translação consiste no tempo em que o planeta leva para dar a volta ao Sol, que é de 365 dias, 5 horas e 46 segundos.

As horas que ultrapassam os 365 dias, portanto, são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.

Como surgiu o ano bissexto?

Há alguns anos, foi espalhada uma lenda que dizia que o primeiro calendário romano tinha sido criado por Rômulo, o fundador de Roma, e contava com 304 dias divididos em 10 meses.

Após algum tempo, o sucessor de Rômulo, chamado Numa Pompílio, criou um novo calendário em que o ano contava com 355 dias e mais dois meses.

A partir disso, o calendário romado passou a ser luni-solar e ainda contava com a ação de um mês extra a cada dois anos, isso para que fosse possível se alinhar com o ano solar.

Dessa forma, o ano começava em março e acabava em fevereiro. Com isso, cada mês se dividia em três períodos:

  • Calendas: primeiros dias do mês;
  • Nonas: meio do mês;
  • Idos: últimos dias do mês.

Entenda o calendário juliano!

Após alguns anos, com a distinção entre o calendário da época e o ano solar, o ditador romano Júlio César solicitou que o astrônomo Sosígenes estudasse uma forma de diminuir a disparidade.

O estudo tomou como base o que havia sido adotado pelos egípcios e definiu 365 dias regulares e um dia adicional a cada quatro anos, assim, foi criado o calendário juliano.

O calendário juliano foi dividido de forma similar a como conhecemos hoje, com 365 dias e 12 meses e, devido ao fato de não existir uma definição exata, alguns meses possuíam 30 dias e outros 31.

Além disso, com o fim dos anos intercalares, o primeiro e o último mês do ano se tornaram janeiro e dezembro, respectivamente.

Com essas mudanças, as estações do ano também passaram a ter datas definidas no início do mês, ou seja, oitavo dia antes do começo dos meses de abril, julho, outubro e dezembro.

O que foi o Ano da Confusão?

Após a adoção do calendário juliano, ainda havia um problema: uma diferença de 80 dias em relação ao ano solar.

Para que o problema fosse solucionado, Júlio César determinou que o ano de 46 a.C. tivesse 455 dias e este ano ficou popularmente conhecido como Ano da Confusão.

2024 é um ano bissexto: entenda como é feito o cálculo

O primeiro cálculo dos anos bissextos foi definido durante o período juliano. O astrônomo responsável pelo estudo disse que fosse acrescentado um dia a cada quatro anos no mês de fevereiro.

Depois que Júlio César faleceu, nem todos os anos bissextos aconteceram a cada quatro anos, alguns ocorreram a cada três anos, o que gerou um excesso de dias.

Para que este excesso fosse contornado, o imperador Augusto César determinou que entre 12 a.C. e 8 a.C não houvesse anos bissextos no calendário juliano.

A partir disso, com a mudança para o calendário gregoriano, foi adotado o cálculo de que anos bissextos deveriam ser divisíveis por quatro.

Assim, seria possível evitar mais diferenças com o ano solar. Com isso, a conta inclui que os anos que fossem terminados em 00 (múltiplos de 100) só seriam bissextos se o resultado da divisão por 400 fosse exato.

Como 2024 é um ano bissexto, ele será calculado a partir das regras estabelecidas no calendário gregoriano.

Através dessa regra, o próximo ano terminado em 00 que será bissexto é 2.400. Já os próximos anos bissextos divisíveis por 4 são: 2024, 2028, 2032, 2036, 2040, 4044, 2048 e 2052.

2024 é um ano bissexto: o calendário gregoriano

No ano de 1582, o Papa Gregório XII realizou mudanças para que a diferença entre a duração do ano e calendário fosse reduzida.

O calendário em questão ficou popularmente conhecido como gregoriano e é ele que utilizamos ainda hoje.

A reorganização das datas foi responsável por alterar o dia adicional dos anos bissextos de 24 para 29 de fevereiro.

Através da assessoria do astrônomo Christopher Clavius, o papa ainda determinou que o dia após 4 de outubro de 1582 fosse 15 de outubro.

Esse fator gerou a diminuição da diferença de 11 dias que tinha sido gerada durante o período juliano. Com isso, o calendário foi finalmente ajustado.

De onde vem a origem da palavra “bissexto”

Por conta do fato da contagem de dias ter sido feita de maneira regressiva, faltavam três dias para as calendas, por exemplo, e o dia adicional do bissexto foi incluído em fevereiro.

Essa decisão foi estabelecida por Júlio César, que disse que deveria haver a repetição do sexto dia antes das calendas de março (1º de março), “repetindo” o dia 24 de fevereiro.

A partir disso, surgiu o termo bissexto, que significa duas vezes seis.

Fevereiro de 2024 terá mais dias

Como 2024 é um ano bissexto, logo, fevereiro terá um dia a mais. O dia extra de fevereiro foi estabelecido como forma de homenagear o imperador César Augusto.

Para realizar a homenagem, o mês de Sextilis passou a se chamar Augustus (agosto).

No entanto, essa data possuía somente 30 dias e para que a consagração fosse similar a feita anteriormente para Júlio César, ficou decidido que haveria mais um dia em agosto.

Para que isso fosse possível, a solução foi tirar um dia de fevereiro, que já contava com uma data a menos, devido a repetição de anos bissextos.

Diante disso, fevereiro ficou com 28 dias em anos comuns e 29 em bissextos.

Conclusão

Por meio dos fatos expostos no decorrer do texto, é possível notar que para que o calendário gregoriano fosse definido como conhecemos hoje, foram necessárias inúmeras mudanças.

Agora que você entendeu o porquê de 2024 ser um ano bissexto, confira o calendário do próximo ano para começar a se preparar para a sua chegada. 

Trends