Bancos aprovam crédito para negativados
Conforme a sanção da Medida Provisória (MP) 1.006/20, os segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), podem obter crédito para negativados na modalidade consignado no valor de 40% da aposentadoria ou pensão.
Anúncios
O aumento aconteceu por conta da pandemia do coronavírus. De acordo com o texto, a ação vale enquanto durar o estado de calamidade, que ficará vigente até 31 de dezembro de 2020.
Além disso, o governo manteve também a possibilidade da utilização de 5% do benefício através do cartão de crédito.
Crédito para negativados
Segundo o Governo Federal, a medida também contempla os beneficiários do INSS que estejam inadimplentes.
Assim, o objetivo é garantir o acesso as pessoas que estejam com o nome negativado, na modalidade consignado, ou seja, com juros mais baixos.
A Federação Brasileira (Febrabran) comunicou que os sistemas de bancos já estão adaptados às novas regras, logo os interessados podem contratar o empréstimo com o aumento.
Cada banco estabelece um valor máximo, que é de até 1,8% ao mês para empréstimo consignado e de 2,70% para o cartão.
Desse modo, até o presente momento, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander disponibilizaram o aumento na margem consignada.
Novo prazo de carência
Em junho, foram estabelecidas novas regras para a concessão do crédito consignado para aposentados e beneficiários.
Uma delas é referente ao prazo de pagamento do empréstimo, que passou a ser de 90 dias.
Além disso, o tempo de bloqueio do benefício é reduzido de 90 para 30 dias depois da concessão do crédito.
Como pedir o empréstimo?
Para pedir crédito para negativados é necessário ir até um dos bancos que oferecem esse tipo de empréstimo e fazer o pedido.
Com relação ao pagamento, ele será descontado direto da folha de pagamento do beneficiário, o que torna tudo muito mais simples e fácil para a instituição financeira e para o solicitante do empréstimo.