Cartão de crédito ou débito, qual é o melhor?

É crédito ou débito?”. Com certeza você ouve essa pergunta com frequência quando vai fazer o pagamento de suas compras em alguma loja. Mas afinal, o que é melhor, fazer compras no crédito ou no débito?

Anúncios

Essa dúvida é mais comum do que parece e ela tem sentido, afinal é embasada em: o que é melhor, ficar sem dinheiro na conta agora ou deixar para pagar quando chegar a fatura?

A questão é que essas duas modalidades de compras estão presentes no nosso dia e,por muitas vezes, acabamos usando sem saber direito como funciona. E isso é errado! 

A partir do momento que saímos da fase da ignorância e entendemos cada passo que damos na nossa vida financeira, temos a possibilidade de usar o dinheiro a nosso favor e não continuarmos reféns dele. 

Por isso, neste post queremos te ajudar a entender melhor como tudo isso funciona. 

Aqui você vai conferir:

  • Qual é a função do cartão de crédito?
  • Qual é a função do cartão de débito?
  • Entre as duas opções, qual delas é a melhor?
  • Dicas essenciais para usar o cartão de crédito

Qual é a função do cartão de crédito?

O cartão de crédito pode ser comparado a um empréstimo que tem um prazo de pagamento de 40 dias. Por isso, para receber o benefício de ter crédito na praça, as instituições financeiras fazem “peneiras” utilizando critérios de eliminação. 

Por exemplo, para ter cartão de crédito, você precisa ter um CPF sem dívidas, um bom score (que é aquilo que determina se você é bom pagador ou não), uma renda fixa mensal e alguns outros fatores que variam, dependendo da empresa. 

Tudo isso é analisado porque o cartão de crédito dá algumas facilidades, como fazer compras parceladas, participar de programas de milhas ou outras que oferecem benefícios a quem usa o cartão. 

Então, uma pessoa que é considerada inadimplente, ou seja, uma pagadora ruim, dificilmente terá acesso a esse tipo de crédito. 

Como funciona o limite do cartão de crédito?

Como citado, em forma de empréstimo, o banco te dá um limite de cartão de crédito para que você consiga fazer compras. 

No caso de compras parceladas, o valor total da compra fica comprometido no cartão, porém, as parcelas ficam distribuídas no decorrer dos meses conforme acordado por você na hora da compra. 

E as tarifas, como funcionam?

Muitos cartões não possuem qualquer valor cobrado como manutenção de uso, enquanto alguns têm.

Também existem cobranças adicionais caso seja necessária a emissão de um novo cartão. Nesse caso, é necessário conferir na própria operadora de cartão como funcionam as cobranças. 

Então, quando você finaliza o mês, a fatura chega

Também conhecido como “o cartão virou, já posso fazer compras”, ou como “como é que vou pagar essa fatura?”

Esse momento é amado por uns e odiado por outros. 

A fatura é o detalhamento de todos os seus gastos naquele período, incluindo as compras à vista, parceladas, compras recorrentes e etc. 

Algumas empresas liberam a opção de pagamento mínimo da fatura, em que você paga um valor simbólico para não ficar com pendências, e a conta acumula para o mês seguinte. 

Mas cuidado, parece uma vantagem, porém o valor se acumula com juros e você acaba caindo numa armadilha, ficando preso a várias e várias parcelas. 

Sempre que você paga a fatura no seu valor integral e dentro do prazo de vencimento, o seu limite volta para você e as instituições financeiras contabilizam essa ação como a de um bom pagador. 

Sim, pagar as dívidas na data colabora para o aumento do seu score.

Qual é a função do cartão de débito?

Diferentemente do cartão de crédito, o cartão de débito está vinculado à sua conta corrente, e é com ele que você usa o saldo da conta, pois cada compra é debitada na hora. Ele é apenas um canal para conectar você e seu dinheiro, e não possui benefícios adicionais. 

Entretanto, alguns bancos liberam para a conta de bons pagadores um valor referente ao cheque especial, que é um dinheiro do banco que você pode usar por alguns dias, caso a conta bancária esteja vazia. 

Usar um cartão de débito está mais ligado à segurança e comodidade de não precisar ir até uma instituição bancária e sacar o dinheiro do que benefícios financeiros em si. 

Além disso, você pode conferir o uso diretamente no aplicativo do banco, que mostra um extrato com todas as suas movimentações.  

Entre as duas opções, qual é a melhor

Segundo o economista do Serasa, Luiz Rabi, o segredo para saber se é melhor usar cartão de crédito ou cartão de débito é simples:

  • Abaixo de R$ 50,00, opte pelo débito
  • Acima de R$ 50,00, opte pelo crédito

Ele explica que usando o crédito dessa forma, você não perde o dinheiro que tem em conta e se organiza para pagar a fatura. 

É uma fórmula simples e fácil de aplicar. 

Só é importante lembrar que, uma hora, a fatura chega! Não é prudente passar TUDO no crédito pensando que depois, para pagar a conta, você “dá um jeito”. 

Dicas essenciais para usar o cartão de crédito

Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas essenciais para você que quer ter uma boa saúde financeira e não ficar refém das instituições bancárias. 

  • Gaste no crédito apenas o que pode pagar
  • Não se iluda com limites altos, estabeleça você o seu próprio limite
  • Pense bem antes de efetuar uma compra: “eu realmente preciso disso?”
  • Entenda se suas escolhas são feitas por impulso
  • Tenha um bom planejamento financeiro
  • Opte por cartões sem anuidade ou taxas abusivas

E aproveite os benefícios que um cartão de crédito pode te oferecer!

Gostou do conteúdo?

Esperamos que sua dúvida tenha sido esclarecida. A partir de agora, use essas duas opções da melhor maneira! 

Aproveite para ler também “Cartão de crédito ou empréstimo consignado: qual é o melhor?”. Continue acompanhando os nossos conteúdos e seguindo essas dicas separadas com muito carinho para você. 

Trends