Como economizar na conta de luz: 5 dicas

Você sabe como economizar na conta de luz?

Anúncios

Como você já deve ter percebido, as contas de luz estão ficando cada vez mais caras!

O aumento da tarifa da conta de luz chegou à bandeira vermelha, fazendo com que o valor do kWh (quilowatt-hora) consequentemente também aumente.

Como a gente sabe que o objetivo de todo mundo é economizar, criamos esse conteúdo, onde reunimos dicas muito valiosas para quem quer gastar menos na conta de luz.

O texto contará com os seguintes tópicos:

  • Os reflexos da crise hídrica na conta de luz
  • Dicas essenciais para quem quer economizar na conta de luz
  • Conclusão

Os reflexos da crise hídrica na conta de luz

Muita gente talvez não saiba, mas a falta de chuva que o Brasil vem enfrentando tem efeitos diretos no valor da conta de luz que todos nós pagamos todos os meses.

Segundo pesquisadores, a crise que enfrentamos é a pior das últimas décadas. E aqui a gente te explica mais sobre essa ligação!

Uma crise hídrica acontece quando a quantidade de água disponível para determinada região se torna insuficiente para sanar as necessidades da população que vive ali.

E, dentre as principais causas dessas crises estão: o descaso governamental, o mau gerenciamento da água disponível e a falta de chuvas.

A junção desses fatores faz com que os níveis da água dos reservatórios das hidrelétricas baixem cada vez mais, deixando todo o país em situação de alerta.

Isso porque, a crise hídrica causa efeitos negativos para toda a sociedade: desde a diminuição da oferta de água para a população até a redução da oferta de alimentos no mercado.

Além de prejudicar o orçamento de milhões de famílias, os efeitos da crise hídrica também prejudicam o comércio e impactam negativamente setores da economia que dependem da água para funcionar bem, como o agronegócio, a energia e o saneamento.

Isso faz com que a nossa conta de luz acabe aumentando ainda mais!


Dicas essenciais para quem quer economizar na conta de luz

Como mencionado no início do texto, a bandeira vermelha indica que o custo com o kWh (quilowatt-hora) ficará mais caro.

Isso faz com que o brasileiro médio busque soluções viáveis para que o valor da conta de luz não pese tanto no bolso no final do mês.

Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para quem quer economizar na conta de luz através de práticas bem simples.

Use e abuse da luz natural

Um dos principais fatores que contribuem para uma conta de luz alta – ainda mais em tempos de pandemia e home office, onde todo mundo acaba ficando ainda mais tempo em casa – é o uso da energia elétrica para lâmpadas e outros sistemas de iluminação durante o dia.

Pode parecer algo que não faz muita diferença, mas isso pesa bastante na conta final. 

Sempre que possível, tire o máximo proveito da iluminação natural e tudo que ela pode oferecer.

Além de garantir uma economia maior, você ainda pode deixar a sua casa ainda
mais arejada ao deixar as janelas abertas.

É claro que existem casas onde a iluminação natural não é necessariamente um ponto forte.

Para casos como esses, o indicado é optar por lâmpadas de LED que, apesar de serem um pouco mais caras que as tradicionais fluorescentes, consomem menos energia e possuem uma duração maior.

Dê a devida atenção para a sua geladeira

Você já deve ter ouvido falar que a geladeira é um dos piores inimigos de quem quer economizar na conta de luz, né?

Isso porque, devido a sua importância na rotina de funcionamento de uma casa, ela é utilizada ininterruptamente.

A verdade é que isso não é necessariamente uma verdade absoluta.

É claro que, em caso onde a geladeira apresenta problemas técnicos – ou até mesmo quando é feito mau uso do eletrodoméstico – ela pode se tornar uma baita dor de cabeça no final do mês.

Por isso, algumas práticas do dia a dia podem ser adotadas para que você possa obter um bom desempenho da sua geladeira.

Entre elas estão: evite colocar alimentos muito quentes na geladeira, não deixe a porta aberta muito tempo e até mesmo evite aquele velho hábito de colocar objetos para secar atrás da geladeira – isso pode fazer com que ela sobrecarregue e tenha que trabalhar mais.

Dessa forma, a sua relação com a sua geladeira tem tudo para ser econômica!

Pense duas vezes antes de usar o seu ar condicionado

Essa é para quem tem um ar condicionado em casa e ama passar o dia todo/a noite toda num ambiente fresquinho.

Assim como a geladeira, o ar condicionado tem tudo para se tornar um grande vilão das contas de luz caso não seja usado de maneira correta e consciente.

Para que você possa utilizar o seu ar condicionado – e até mesmo o ventilador – sem aquela preocupação com a conta no final do mês, não esqueça de verificar se as portas e janelas do ambiente estão devidamente fechadas antes de ligar o aparelho, lembre-se de desligá-lo sempre que deixar o cômodo e evite o uso excessivo do eletrodoméstico.

Repense o seu tempo no banho

Você é daquele tipo de pessoa que ama cantar no banho e passa um tempão debaixo do chuveiro? Então sinto te informar, mas pode ser que você precise mudar esse hábito.

Ao passar longos períodos tomando aquele banho quente – que todo mundo ama – além do desperdício com água, o gasto com energia elétrica pode ser bem alto. 

Para diminuir os gastos excessivos, procure sempre fechar o registro enquanto estiver se ensaboando e também evite banhos muito demorados.  

Dê lugar ao novo na sua vida!

Sabe aqueles eletrodomésticos que, por mais que sejam antigos, ainda funcionam bem?

Eles podem ser um perigo para a sua conta de luz! Isso acontece porque, na grande maioria dos casos, aparelhos antigos costumam consumir um volume maior de energia.

Nesses casos, a melhor saída pode ser optar por eletrodomésticos mais novos, que possuem um consumo de energia elétrica menor. Isso fará uma baita diferença no seu orçamento!

Conclusão

Por mais que a tão temida bandeira vermelha nas contas de energia esteja presente na nossa vida atualmente, deu para perceber que simples atitudes do nosso cotidiano podem fazer toda a diferença no nosso orçamento. 

Ao seguir essas dicas, as chances de você economizar serão maiores, evitando aquele peso na consciência – e no bolso – no final do mês.

Gostou do conteúdo? Aproveite para ler Carteiras Digitais: conheça as 5 melhores do mercado