Como escolher a conta digital ideal para você

Leia o texto até o final e saiba tudo sobre como escolher a conta digital ideal para você!

Anúncios

Uma conta digital é uma conta bancária para realizar transações e movimentar qualquer tipo de serviço bancário pela internet, através de aplicativo ou site, sem a necessidade de ir até à agência. 

Mas como usar uma conta digital? As contas digitais são mais simples, por isso, costumam ser mais baratas ou sem cobranças de tarifas para a manutenção ou pacote de serviço. 

As contas digitais fazem parte da modalidade de pagamento, menos burocráticas e mais simples de serem abertas que os outros tipos, como corrente ou poupança. 

Segundo o Banco Central, as contas de pagamento são importantes para a inclusão financeira e reduzir o número de brasileiros que não conseguem acesso ao sistema bancário tradicional.  

Neste conteúdo, você vai conferir:

  • As contas digitais são diferentes das tradicionais?
  • Como funcionam as contas digitais?
  • As contas digitais são mais vantajosas?
  • O processo de abertura
  • Confira as opções de investimentos
  • Confira a opinião de outros clientes

As contas digitais são diferentes das tradicionais? 

No geral, as contas digitais são parecidas com as tradicionais e permitem a realização de diversos serviços. Como: 

– Pagamentos de boletos; 

– Depósito de valores; 

– Movimentações via transferências; 

– Saques;

– Transações utilizando cartões. 

É importante lembrar que, no caso dos cartões, cada instituição define o tipo que será oferecido. 

Se será apenas débito para movimentação do saldo em conta, ou de crédito. Que dependerá de uma análise, normalmente realizada durante a abertura da conta. 

Como funcionam as contas digitais? 

Existem diversas opções de contas digitais em diversas instituições financeiras, cada uma com o próprio aplicativo, site e serviço para cada necessidade do usuário. E como normalmente, essas contas são gratuitas, é possível escolher a que mais se adequa ao seu perfil ou possuir várias. 

Algumas instituições, além de oferecerem todos os serviços básicos das contas, como saque e transferências, também oferecem ferramentas como rendimentos dos valores depositados, área de investimento no próprio aplicativo e contratação de crédito e controle financeiro.

As contas digitais são mais vantajosas? 

Por serem mais simples, as instituições conseguem disponibilizar todos os serviços oferecidos nas contas tradicionais por um valor menor ou até mesmo gratuitamente. Isso tudo é possível devido ao menor custo de manutenção, afinal, não existe a necessidade de uma agência física e todos os produtos e serviços são oferecidos virtualmente. 

Além disso, abrir uma conta em bancos tradicionais nem sempre é fácil ou mesmo possível para realizar a abertura. 

Os processos costumam ser burocráticos, vários documentos são exigidos e, em alguns casos, é cobrado pelo cadastro. 

Alguns bancos digitais também facilitam na hora de fazer investimentos em aplicações financeiras. Pois, algumas contas oferecem rendimento sobre o saldo depositado em conta-corrente. 

Conforme o banco que você tenha a conta digital, este rendimento pode ser diário ou ter liquidez diária. 

Em alguns, você tem acesso mais facilitado a produtos de investimento do mercado financeiro e até ferramentas educacionais — assim você saberá fazer um bom manuseio dos investimentos complexos com potencial de retorno. 

O processo de abertura 

O processo de abertura de uma conta digital varia conforme a instituição, mas de modo geral, basta baixar o aplicativo do banco na loja de aplicativos e realizar um cadastro básico, informando os dados pessoais, endereço, renda e enviando uma foto do documento oficial com uma selfie, para comprovar a identidade.

Tudo realizado no ambiente virtual e seguros do aplicativo, de uma forme bem intuitiva. Após o cadastro, poderão ocorrer algumas análises para a liberação da conta ou de crédito. 

Mas afinal, como escolher a melhor conta digital para você? 

1. Observe taxas e serviços 

Como citamos anteriormente, na maior parte das vezes, uma conta digital tem custos e taxas inferiores se comparados a uma conta-corrente tradicional. Não deixe de consultar os termos e condições de uso antes de contratar a conta do banco (assim como qualquer produto e serviço). 

Cada banco tem as suas próprias taxas e condições referentes a custo por transferência, saques, emissão de boletos e compras online, por exemplo. 

2. Confira as opções de investimentos 

Normalmente, nos bancos digitais você encontra opções de investimentos em aplicações financeiras que podem não estar disponíveis em bancos tradicionais. 

Assim, tendo uma conta em um banco digital, você não precisa ir até a sua agência e conversar com o gerente do banco para poder escolher qual investimento e aplicação financeira fazer. 

Mesmo com a digitalização dos bancos tradicionais, você consegue ter muito mais praticidade e eficiência na hora de investir. 

Agora você consegue ter acesso mais fácil a produtos do mercado financeiro que não seriam viáveis de você investir em bancos tradicionais, como o mercado de ações. 

Afinal, em bancos tradicionais você pode encontrar limitações no sentido de limitação de software, carência de informação e acesso à negociação de produtos. 

No caso do banco digital, é mais provável que você tenha os melhores recursos tecnológicos para essa funcionalidade.

3. Confira a opinião de outros clientes 

Uma ótima maneira de saber se uma conta é a ideal para você, é conferindo a opinião de outros clientes. Confira o site do Reclame Aqui, olhe os comentários nas redes sociais da instituição e fique atendo para como os usuários pontuam o atendimento e relacionamento com o banco digital.

Essas informações são fundamentais na tomada da sua decisão. 

4. Segurança da conta 

Um dos pontos de destaque das contas digitais é a sua segurança. Esse também deve ser um dos principais critérios na hora de escolher um banco. O conceito de segurança vai além da proteção dos seus dados contra hackers. 

Veja o quanto seu dinheiro estará seguro em determinado banco. É preciso conhecer o histórico do banco e avaliar se ele tem força no mercado financeiro. 

Caso um banco chegue a quebrar, o Banco Central vai pedir a liquidação extrajudicial dele, um processo burocrático que vai impactar sua rotina financeira. 

Considerações finais 

Usar uma conta-corrente em um banco digital ao invés dos bancos tradicionais pode ser um grande aliado das finanças. Te trazendo mais comodidade, praticidade, te ajudando a economizar dinheiro e te dar mais segurança.  

Hoje, o mercado bancário oferece diversas opções para você escolher. Opções para você conseguir lidar com as suas finanças de uma maneira mais ágil, prática e segura — tudo isso na palma da sua mão. 

Além de alguns bancos darem a opção de empréstimo online com mais facilidades e menos burocracias. 

Anote todas as suas necessidades e compare banco a banco e veja qual é a melhor opção para você. 

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Black Friday: cuidados para não cair em golpes.

Trends