Comprovante PIS: para que serve e onde tirar? 

Precisar do comprovante do PIS pode ser uma situação complicada, visto que pouco se sabe acerca deste documento.

Anúncios

As dúvidas em geral são sobre o que é esse comprovante, para quê ele serve e de que maneira é possível emiti-lo.

E, se assim como a maior parte das pessoas, você se encontra perdido (a) nessa temática, o material de hoje veio para te salvar.

Isso porque, veremos tudo sobre o comprovante PIS, além de te ensinarmos outras maneiras e conseguir esse número, então, não perca!

    Comprovante PIS: para que serve e onde tirar? 

    O que é o PIS?

    Antes de falarmos sobre o comprovante PIS, é importante darmos uma introdução sobre o tema.

    Isso porque, embora o PIS seja um assunto popular, não é incomum vermos casos de cidadãos que não sabem sequer o que a sigla significa.

    O PIS (Programa de Integração Social) é uma contribuição tributária realizada pelas empresas do setor privado, que tem por intuito oferecer benefícios aos funcionários.

    Desse modo, os valores pagos ao PIS são usados para custear auxílios e direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, FGTS e abono salarial.

    Por isso, se você sempre se perguntou de onde vinham os recursos para o pagamento desses direitos trabalhistas, o recolhimento do PIS é a resposta.

    Mas, sabemos que neste momento você está um pouco confuso, afinal de contas, sempre ouviu dizer que o PIS é um número de identificação do trabalhador.

    E, de fato, essa visão não está errada, visto que este recolhimento feito pela empresa deve ser direcionado aos colaboradores de forma específica.

    Isso significa que deve existir um cadastro, a fim de que sejam levantadas informações tanto de recolhimento dos valores do PIS, quanto para liberação do pagamento dos direitos.

    Então, popularmente chamamos de PIS o número de inscrição do trabalhador que atua em empresa privada, com registro em carteira.

    Desse modo, a partir do momento que o cidadão tem o seu primeiro registro em carteira, o seu PIS é emitido, e o acompanha durante toda a sua vida profissional.

    O que é o comprovante PIS e como tirar?

    Ao longo do tópico anterior te explicamos o que é o PIS, de forma que você já entende que este é um programa que visa recolher tributos de empresas privadas, a fim de garantir o pagamento de direitos trabalhistas aos funcionários.

    Além disso, vimos também que cada trabalhador de empresa privada possui um cadastro no PIS, que pode ser identificado através de um número de 11 dígitos.

    Com isso, fica mais simples explicarmos o que é o comprovante PIS, que é o assunto principal do nosso conteúdo de hoje.

    O comprovante PIS nada mais é do que um documento que serve para comprovar o número de inscrição do trabalhador no programa.

    Vale dizer que esse comprovante não costuma ser solicitado, visto que o PIS pode ser localizado por outras fontes de acesso mais simples.

    No entanto, essa comprovação se faz necessária em algumas ocasiões, especialmente em caso de solicitação de benefícios sociais.

    Por esse motivo, veremos agora de que maneira é possível conseguir o comprovante PIS.

    A forma mais simples de conseguir é através de uma agência da Caixa Econômica Federal, onde você consegue solicitar o seu comprovante.

    Mas, se você procura por praticidade, também é possível conseguir o seu comprovante do PIS através do aplicativo Caixa Trabalhador ou pelo site Caixa PIS.

    Seja qual for o meio escolhido, você terá que apresentar os seus dados pessoais, e em pouco tempo terá o seu comprovante em mãos.

    Isso feito, basta usar o seu comprovante como quiser ou precisar!

    NIS, PIS ou PASEP: como saber qual eu tenho? 

    A esta altura você já entende tudo sobre o PIS, além de entender para quê serve o comprovante PIS, e quais os meios para emiti-lo.

    Mas, sempre que falamos em PIS, surgem algumas dúvidas relacionadas ao cadastro.

    Isso porque, é de conhecimento que alguns possuem PIS, enquanto outros têm o NIS, e um outro grupo tem o PASEP.

    Quanto ao PIS, você já sabe que este é o cadastro para trabalhadores do setor privado, ou seja, que atuam em empresas privadas.

    Já o PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público), como o próprio nome sugere, é um programa voltado aos servidores públicos.

    Sendo assim, aqueles que atuam no setor público terão o PASEP, em vez do PIS.

    E, por fim, o NIS é o Número de Inscrição Social, direcionado para cidadãos que nunca tenham trabalhado com registro, portanto, não têm PIS ou PASEP.

    O NIS serve para solicitação de benefícios sociais do governo, para pessoas que não têm PIS.

    Então, essa descrição nos ajuda a entender o que é cada uma das siglas, e as diferenças entre elas.

    Onde é possível consultar o número do PIS além do Comprovante PIS?

    Você lembra que dissemos que o comprovante do PIS é um documento que não costuma ser usado e/ou solicitado?

    Vimos que o motivo para isso é o fato do PIS ser um dado de fácil acesso, e que dificilmente precisa de comprovação.

    Mas, não são raros os casos de pessoas que buscam o comprovante PIS por não saberem o próprio número de cadastro.

    A boa notícia é que existem meios mais simples de conseguir essa informação.

    O primeiro deles é através da própria carteira de trabalho, visto que o número PIS costuma constar na página de identificação do trabalhador.

    Caso você possua a CTPS digital, o PIS não aparece na página de identificação.

    Nesse caso, você terá que acessar a aba do Abono Salarial para consultar o seu PIS.

    Por fim, você também consegue acessar o seu cadastro pelo aplicativo Caixa Trabalhador, ou, no encarte do antigo Cartão Cidadão, da Caixa Econômica.

    Então, podemos ver que é possível consultar o PIS em diversas fontes, e reservar a emissão do comprovante PIS apenas quando for realmente necessário.

    Vale dizer que o comprovante não tem prazo de validade, por servir apenas para consulta.

    Então, após a emissão, você pode guardá-lo, e consultar sempre que for necessário, não sendo preciso emitir um novo! 

    Como saber o número do NIS? O Valor Noticias ensina!
    Trends