Refinanciamento de empréstimo consignado: tire as suas dúvidas

Com o refinanciamento de empréstimo consignado você tem mais tempo para pagar a dívida e ainda pode conseguir mais crédito.

Anúncios

Fez um empréstimo consignado em um momento de urgência, mas agora as parcelas estão pesando muito no seu bolso e prejudicando seu orçamento?

Talvez, refinanciar a sua dívida possa ser a solução para esse problema! No texto de hoje te mostraremos o que é refinanciamento de empréstimo consignado e como solicitar o seu.

Não deixe de conferir! Veja abaixo nosso índice:

  • O que é?
  • Como funciona?
  • Quando posso refinanciar?
  • Quem pode solicitar?
  • Qual a melhor hora para contratar esse serviço?
  • Como refinanciar?
  • Posso refinanciar o cartão de crédito consignado?
  • Conclusão.

O que é o refinanciamento de empréstimo consignado?

Essa ação é caracterizada pela renegociação do empréstimo consignado já existente no banco, nesse caso, o contrato volta ao prazo inicial.

Com esse refinanciamento a dívida existente é quitada segundo as parcelas pagas e o cliente tem mais crédito, sem precisar fazer um novo empréstimo.

Um exemplo, você fez um empréstimo de R$1.000 e já quitou boa parte, se precisar de mais dinheiro, não poderá solicitar um novo empréstimo, pois já tem um ativo.

Só poderá solicitar novamente quando acabar de quitar o empréstimo existente. No refinanciamento de empréstimo consignado acontece diferente.

Em primeiro lugar, não é preciso esperar acabar de quitar o empréstimo ativo para solicitar outro, nessa ação, os valores das parcelas pagas são amortizadas e o contrato zerado, então, há uma renovação do crédito.

Ou seja, você consegue solicitar outra quantia em dinheiro e volta e começa a pagar do zero, independentemente de qual parcela você parou antes de solicitar essa renegociação.

Como funciona o refinanciamento de empréstimo consignado?

Esse serviço pode variar dependendo do banco ou instituição financeira onde solicitou o empréstimo consignado, mas normalmente funciona da seguinte forma.

Primeiramente, você solicita ao seu banco um refinanciamento, o valor liberado será o mesmo que já foi quitado, no entanto, ele também precisa estar na margem consignável.

O novo contrato e condições de pagamentos são definidas conforme a soma do novo crédito e da quantia que restava para quitar.

Então, você reinicia o pagamento, com novas parcelas e, em alguns casos novas condições de pagamentos e taxa de juros.

O novo valor cai na conta entre 2 e 5 dias úteis e pode ser usado como desejar.

Quando posso refinanciar o empréstimo consignado?

Esse é outro fator que pode variar de banco para banco, porém, geralmente é necessário que de 15% a 30% do valor do empréstimo atual já tenha sido quitado.

Fora isso, as parcelas não podem estar atrasadas. 

Quem pode solicitar?

Esse serviço só pode ser solicitado por aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos que possuem um empréstimo consignado ativo em algum banco, ou instituição financeira.

Quais as vantagens?

O empréstimo consignado é uma das linhas de crédito mais vantajosas do mercado financeiro, como há uma garantia de pagamento, ele costuma ter taxa de juros menores e melhores condições de pagamentos.

No caso do refinanciamento de empréstimo consignado também não é diferente, além de ter mais crédito para atender uma urgência financeira, você terá mais tempo para pagar.

Fora isso, ainda conta com as mesmas vantagens de antes, por exemplo, juros baixos, parcelas que cabem no seu orçamento e prazos maiores.

Qual a melhor hora para solicitar o refinanciamento de empréstimo consignado?

Normalmente, as pessoas solicitam esse refinanciamento quando estão encontrando dificuldades para pagar as parcelas, isso porque, é possível ter mais tempo para pagar e conseguir parcelas menores.

Portanto, se estiver com essa dificuldade também, solicite um refinanciamento, nesse caso, você pode usar o valor do saldo que será renovado para adiantar algumas parcelas.

Assim, terá mais tempo para se organizar financeiramente e retomar o pagamento sem que seu orçamento seja prejudicado.

A outra hora em que as pessoas acham propício solicitar esse serviço, é quando precisam de mais crédito.

É bem melhor refinanciar do que adquirir outra dívida, com outra pessoa ou até mesmo outra instituição financeira.

No caso de solicitar o refinanciamento de empréstimo consignado para usar o saldo que será renovado, é importante fazer um planejamento financeiro antes, e observar se realmente é necessário.

Mesmo que tenha muitas vantagens e benefícios envolvendo esse modelo de crédito, quando você o adquire não está investindo dinheiro e sim, fazendo uma dívida da qual ficará atrelado por muito tempo.

Logo, é muito importante que você tenha um planejamento financeiro adequado para saber quanto pode solicitar, com quanto pode arcar mensalmente e também por quanto tempo poderá pagar, por exemplo, tudo isso sem ameaçar seu orçamento e a sua saúde financeira.

Além disso, o dinheiro deve ser usado corretamente e aplicado nos fins que o levaram a pedir, sem desvios.

O momento exato para solicitar qualquer tipo de crédito é quando você entende bem as questões abordadas neste tópico, com o refinanciamento também não é diferente.

Reflita sobre os motivos dessa decisão e use o saldo extra com cautela e consciência.

Como refinanciar?

Para solicitar esse serviço você precisa entrar em contato com o banco onde tem contrato, normalmente, a nova simulação pode ser realizada online mesmo.

Na simulação você tem acesso às informações relacionadas ao novo contrato, por exemplo, quanto foi liberado, valor das parcelas e acréscimo de juros.

Se concordar, basta prosseguir com a solicitação e aguardar para ver se o valor solicitado está na margem consignável.

Se for aprovado, após renovação do novo contrato, em poucos dias o valor é liberado e cai na sua conta para ser usado como desejar.

Portanto, se quiser realizar o refinanciamento de empréstimo consignado, primeiro, faça um planejamento financeiro, em segundo lugar, entre em contato com o seu banco.

Posso refinanciar o cartão de crédito consignado?

Não. Essa ação não se aplica a este produto financeiro. 

Se estiver tendo problemas com o pagamento da fatura do seu cartão de crédito consignado, entre em contato com o banco responsável para ver se pode renegociar a sua dívida e conseguir condições mais favoráveis para quitá-la.

Conclusão

O refinanciamento do empréstimo consignado é uma ótima alternativa para conseguir um crédito extra sem a necessidade de realizar um novo empréstimo.

Então, já conhecia ou usou esse serviço?

Aqui em nosso blog você encontra informações relevantes sobre muitos produtos financeiros, inclusive sobre o empréstimo consignado.

Clique aqui e conheça o empréstimo consignado Agibank.

 

Trends